PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Estrada Real: Sam Fox e Sabrina Oliveira vencem XCC em Itabirito

Experiente atleta australiano e jovem ciclista brasileira ganham no primeiro dia da segunda etapa da temporada de 2024

29 mar 2024 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

A etapa de Itabirito da Internacional Chaoyang Estrada Real começou nesta sexta-feira (29), com as provas de short tack, o XCC. No Elite (profissional) masculino, o australiano Sam Fox levou a melhor. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com Sabrina Oliveira. A competição é organizada pela Avelar Sports e vale pontos para os rankings olímpico e mundial. 

Sabrina Oliveira
Sabrina Oliveira
Foto: Foto: Divulgação

Tanto homens quanto mulheres tiveram que correr por 20 minutos e depois dar uma volta de 1,4 km. No masculino, a corrida foi decidida, literalmente, no photochart, com o australiano dando oito voltas em 25m38s640.  Já no feminino, Sabrina atravessou a linha de chegada com sobras, concluindo sete voltas em 27m41s513. 

No masculino, Sam Fox liderou durante a primeira volta e viu Caiña Oliveira roubar o primeiro lugar. No entanto, aos poucos, Sam Fox e Ulan Galinski dispararam na frente e ficaram se alternando entre a primeira e a segunda colocação, deixando a corrida incrivelmente emocionante. Ulan entrou na última volta na liderança, mas foi ultrapassado nos metros finais, no photochart. 

"O menino da Caloi (Ulan Galinski) foi fantástico. Toda a corrida foi muito boa, sendo definida na reta de chegada. Eu estava pronto para fazer uma grande prova e tive grande suporte da minha equipe, a francesa Lapierre Mavic Unity. O Brasil tem me tratado muito bem", comentou Sam Fox. 

Entre as mulheres, a corrida estava sendo marcada por uma alternância pela liderança muito bonita entre Sabrina Oliveira e Hercília Najara. Na segunda metade da prova, a mineira teve um problema com a bike e teve que abandonar a prova, deixando o caminho livre para Sabrina conquistar sua primeira prova no UCI no ano. 

"Antes da largada, eu já estava um pouco apreensiva de como seria. As duas primeiras provas do ano foram mais difíceis e carreguei um pouco da apreensão pro pré prova. Mas assim que largou eu vi que estava bem, me mantive na briga pela liderança e fui aumentando o ritmo, até que fiquei sozinha na ponta. Ali, então começou o trabalho mental de não deixar cair mesmo sem a referência adversária. A vitória foi muito mais que bem recebida. Era uma coisa que eu almejava há muito tempo. Minha primeira vitoria em um XCC na Elite e a primeira vitória UCI do ano", disse Sabrina.

Mais etapa de Itabirito

Além das provas do Elite, a sexta-feira teve outras 26 corridas, incluindo categorias como PCD, amador, veterano e Júnior. A etapa de Itabirito volta neste sábado (30), com provas de XCO, o cross country olímpico. Já no domingo (31), haverá as provas de XCM, a maratona.  A Internacional Estrada Real Chaoyang de 2024 teve sua primeira etapa em Arcos, entre 8 e 10 de março, e será concluída em Ouro Branco, durante 17 a 19 de maio. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade