PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI propõe escolha simultânea das sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028

9 jun 2017 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários

A assembleia-geral do Comitê Olímpico Internacional (COI) debaterá e votará nos próximos dias 11 e 12 de julho, em uma sessão extraordinária em Lausanne, na Suíça, se as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 serão escolhidas de forma simultânea em setembro deste ano.

Paris e Los Angeles, cidades que apresentaram candidaturas para 2024, disputarão agora as duas edições, anunciou nesta sexta-feira o presidente do COI, Thomas Bach.

A Comissão Executiva do COI, reunida também em Lausanne, estudou hoje um relatório elaborado por seus quatro vice-presidentes. Como foi sugerido, foi aprovada por unanimidade recomendar à assembleia a decisão de escolher as sedes de forma simultânea, um movimento sem precedentes na história olímpica.

"O grupo de trabalho formado pelos quatro vice-presidentes considera que a coincidência de duas grandes cidades, dois grandes países, duas candidaturas entusiastas que promovem o espiríto olímpico, é uma oportunidade de ouro para os Jogos e para o COI", disse Bach em entrevista coletiva.

"Esse julgamento coincide com o da Comissão de Avaliação das Candidaturas. As duas cidades abraçaram a Agenda 2020, sobretudo no que se refere à redução de custos. Por essas e por muitas outras razões, a Comissão Executiva aprovou por unanimidade recomendar a concessão ao mesmo tempo dos Jogos de 2024 e 2028", anunciou.

Se a proposta for aprovada, Bach considera que o COI lançará um sinal muito claro de estabilidade para a opinião pública. "Assistimos a uma concorrência fascinante entre Paris e Los Angeles. É difícil imaginar algo melhor", completou.

Sobre as compensações para a sede que ficar com o evento em 2018, o presidente do COI afirmou que pode haver algumas mudanças nos contratos e nas condições, mas que isso é um assunto para o futuro.

Paris e Los Angeles são as únicas candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024 após a desistência de seus três rivais - Hamburgo, Roma e Budapeste - por decisões políticas ou dos cidadãos em referendos.

Preocupado com a falta de cidades interessadas em organizar o evento, o COI começou no início do ano a sinalizar dividir os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 entre Los Angeles e Paris, reformulando, enquanto isso, as formas e condições para a escolha das sedes.

A opção de Paris ficar com os Jogos de 2024 e Los Angeles de 2028 é a mais provável. Na última quarta-feira, o presidente da candidatura norte-americana, Casey Wasserman, admitiu que não há ou "agora ou nunca" para que a cidade organize as competições.

Segundo Bach, será apresentada uma situação invejável para as duas cidades. "É ganhar ou ganhar. Nenhuma corre o risco de ser derrotada em uma eleição", destacou.

O espanhol Juan Antonio Samaranch, o australiano John Coates, o chinês Yu Zaiqing e o turco Ugur Erdener são os quatro vice-presidentes do COI que recomendaram a "saída dupla".

Desde o processo de escolha para os Jogos Olímpicos de 1988, quando Seul venceu Nagoia, o número de candidatas nunca tinha sido tão pequeno.

Paris indicou desde o início que gostaria de sediar apenas os Jogos de 2024. A Vila Olímpica planejada em Saint-Denis não pode ficar quatro anos parada. Os apartamentos serão vendidos para a população e a entrega dos imóveis já está programada para logo depois das datas de competição.

A assembleia do COI é formada por 95 membros. Se eles aprovarem a proposta feita hoje, Paris e Los Angeles serão escolhidas como sede das duas próximas edições dos Jogos Olímpicos em evento marcado para ocorrer no dia 13 de setembro, em Lima, no Peru.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade