Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Prefeito diz que não há gays em Sochi e pede "respeito" de visitantes

27 jan 2014 - 15h25
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sede de Olimpíada de Inverno de 2014, Rússia convive com leis rígidas contra "hábitos sexuais não-convencionais"; restrição provocou reação internacional contrária</p>
Sede de Olimpíada de Inverno de 2014, Rússia convive com leis rígidas contra "hábitos sexuais não-convencionais"; restrição provocou reação internacional contrária
Foto: Getty Images

O prefeito de Sochi, Anatoly Pakhomov, declarou à imprensa inglesa que não há homossexuais na cidade, sede da Olimpíada de Inverno de 2014 entre 7 e 23 de fevereiro. À rede de TV britânica BBC, Pakhomov reforçou a postura contrária à “propaganda gay” e pediu para que os homossexuais tenham respeito às leis da Rússia durante as competições.

“Nós apenas dizermos que isso (opção sexual) é da conta de cada um, é assunto de cada um. Mas isso não é aceito aqui no Cáucaso, onde vivemos. Nós não temos eles (homossexuais) em nossa cidade”, disse Pakhomov, que reformulou a declaração mais tarde. “Não tenho certeza, mas não conheço eles.”

Ainda assim, as declarações do prefeito de Sochi foram recebidas com rejeição pela comunidade gay local. Nikolay Alekseyev, ativista dos direitos homossexuais, comparou os comentários de Pakhomov aos do ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que afirmou não haver gays em seu país.

Curiosamente, segundo a agência de notícias Russia Today (RT), há pelos menos duas boates frequentadas por homossexuais em Sochi. O site Huffington Post afirma ainda que a região concentra outros pontos de encontros de gays, lésbicas, transgêneros e simpatizantes.

Pakhomov disse ainda que os homossexuais são bem-vindos à Olimpíada de Inverno na cidade, desde que “respeitem as leis da Rússia e não imponham seus hábitos sobre os dos outros”. As leis locais proíbem a divulgação de informação contra “relações sexuais tradicionais” ou que não tenham fins de procriação. A questão chegou a provocar uma proposta de boicote internacional à Olimpíada de 2014.

Jogos Olímpicos de Inverno
Jogos Olímpicos de Inverno
Foto: AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade