0

Vonn cai e alemã conquista ouro no supercombinado

18 fev 2010
19h19
atualizado em 19/2/2010 às 08h23
Anderson Giorge
Direto de Whistler

Uma das estrelas dos Jogos de Inverno de Vancouver, Lindsey Vonn levou um tombo na prova do slalom e perdeu a chance de conquistar o ouro no supercombinado. A alemã Maria Riesch ficou com a primeira colocação, seguida pela americana Julia Mancuso e pela sueca Anja Paerson.

No supercombinado, em que soma-se os tempos do downhill e do slalom, Lidnsey Vonn havia saído na frente na disputa do downhill. Contudo, a americana advertiu que estava sentindo fortes dores na canela e que corria o risco de ser superada por Riesch, principal nome do slalom.

Na prova do slalom, Maria Riesch confirmou seu favoritismo e chegou ao tempo combinado de 2min09s14. Restava apenas Vonn para ir à pista.

A americana começou bem sua descida, diminuindo o tempo da alemã na primeira parcial. Contudo, já mais lenta, Vonn caiu no final do seu percurso, causando surpresa na própria Maria Riesch, que pôde comemorar o ouro.

Prata no downhill - prova vencida por Vonn na última quarta-feira - a americana Julia Mancuso repetiu a segunda posição no supercombinado com 2min10s08.

Já a sueca Anja Paerson se recuperou do tombo sofrido no downhill da última quarta-feira e conquistou o bronze no supercombinado ao marcar 2min10s19.

A Lindsey Vonn, que já havia conquistado o ouro no downhill, ainda resta a disputa de mais três provas: slalom, slalom gigante e Super-G.

Entenda a prova do supercombinado no esqui alpino

O combinado testa a habilidade do atleta para reunir a velocidade e os aspectos técnicos do esqui alpino. Pela primeira vez desde que voltou a fazer parte do programa olímpico, em 1988, o evento será composto de uma descida (downhill) seguido por uma corrida de slalom. Daí o nome "supercombinado".

Todos os esquiadores que terminarem a primeira corrida poderão disputar a segunda, independentemente das classificações. A ordem do downhill é definida por sorteio. Já no slalom, há uma inversão, com os 30 melhores da etapa inicial saindo de trás. A partir daí, o tempo combinado dos atletas é mostrado em uma tela. O esquiador com o melhor tempo combinado das duas provas é o novo campeão olímpico.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Festa rave tem show de snowboard em Whistler
Fonte: Terra
publicidade