PUBLICIDADE
Logo do Seleção Japonesa

Seleção Japonesa

Favoritar Time

Segurança para jogo em Brasília envolve 5 mil homens e três revistas

12 jun 2013 - 13h55
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policiais e Forças Armadas têm treinamento especial para Brasil x Japão deste fim de semana</p>
Policiais e Forças Armadas têm treinamento especial para Brasil x Japão deste fim de semana
Foto: AP

O esquema de segurança para a abertura da Copa das Confederações será reforçado por 5 mil homens da Polícia Militar do Distrito Federal, das polícias Civil e Federal, das Forças Armadas e da Polícia Rodoviária Federal. Diante de tanta mobilização, os torcedores que forem assistir ao jogo entre Brasil e Japão neste sábado terão de ter paciência para passar por três níveis de revista antes de entrar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A primeira vistoria, na entrada principal do estádio, dura em torno de 7s, e será feita com detectores de metais, os mesmos utilizados em aeroportos, que denunciam com um aviso sonoro a presença de artigos proibidos pela Fifa, como latas, garrafas e objetos cortantes.

“Se houver a detecção de algum produto desse tipo, a pessoa passará por um agente da segurança privada com detectores manuais e, caso ainda não seja o suficiente para encontrar o objeto, haverá uma revista manual em um local reservado”, explicou o major André Amarante, da Polícia Militar.

Serão instalados 16 pontos de revista ao redor da arena em barracas brancas com 160 detectores, dos quais 90 são destinados ao público em geral e o restante a outros grupos. Outra orientação é não levar bolsas e mochilas para a partida justamente para dar agilidade à entrada do público na arena. “Quem levar esses acessórios deverá colocá-los em um dos 20 scanners, que farão um raio-x do que está sendo levado para o interior do estádio”, complementou o major.

Ainda de acordo com André Amarante, é proibido levar para o estádio latas, garrafas, objetos cortantes, mastros de bandeiras, fogos de artifício, sinalizadores, isqueiros e guarda-chuvas. Caso a pessoa porte arma de fogo, facas ou outros artigos proibidos, ela será encaminhada a uma delegacia e, se o objeto for de uso comum, mas proibido no local, como guarda-chuvas, o torcedor poderá voltar à área externa e guardá-lo em seu veículo.

Os portões serão abertos a partir das 13h, e a orientação da Polícia Militar é que o público chegue com antecedência e não leve bolsas e mochilas para o evento, de forma a agilizar a entrada no estádio.

Foto: Divulgação

Mães com crianças de colo e pessoas com deficiência terão acessos especiais à vistoria, em barracas instaladas no lado norte da arena. A entrada de comida no local também não é permitida. Ao redor do estádio, ambulantes cadastrados poderão vender apenas bebidas. A Fifa orienta que os torcedores adquiram lanches no próprio estádio.

Segurança

Ao todo, mais de 5 mil homens da Polícia Militar do Distrito Federal, das polícias Civil e Militar, das Forças Armadas e da Polícia Rodoviária Federal atuarão nas ruas e, principalmente, nos arredores da arena. A força-tarefa contará ainda com agentes do Departamento de Trânsito (Detran), da Agência de Fiscalização (Agefis) e das secretarias de Saúde e da Ordem Pública.

Além do perímetro com um raio de três quilômetros a partir do estádio, receberão forte esquema de policiamento as rotas por onde passarão as seleções. O time brasileiro está hospedado no Brasília Palace Hotel, próximo ao Palácio do Alvorada. O elenco japonês já está no hotel Kubitschek Plaza, no Setor Hoteleiro Norte. As vias compreendidas nesse perímetros serão interditadas nas primeiras horas do dia e receberão pontos de verificação. Pessoas poderão circular livremente por essas áreas isoladas, mas só será permitida a entrada de carros previamente credenciados.

Já do lado de dentro do estádio, a segurança será feita por agentes privados contratados pela Fifa e treinados pela Polícia Federal. A Polícia Militar só será acionada se, por exemplo, houver algum tumulto ou distúrbio dentro da arena esportiva. Próximo ao estádio, funcionarão um tribunal do torcedor, uma delegacia e uma guarda da infância. O Ministério da Defesa será responsável pelo controle do espaço aéreo de Brasília. Serão criadas três zonas de exclusão, onde o tráfego de aeronaves será restrito.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade