0

De coração a sunguinha, veja os 10 uniformes mais chocantes

16 set 2014
08h43
  • separator
  • 0
  • comentários

Apresentado pela primeira vez ao público na Volta Internacional da Toscana, competição anual de ciclismo realizada na Itália, o novo uniforme da equipe feminina de ciclistas da Colômbia chocou fãs do esporte e gerou polêmica. O modelo insinuava a “nudez” das atletas, afirmaram críticos.

Um deles foi o próprio presidente da UCI (União Ciclística Internacional), o inglês Brian Cookson, que considerou o design "inaceitável segundo qualquer padrão de decência".

Porém, o uniforme não foi o primeiro a despertar reações acaloradas. Conheça outros modelos “desastrosos” que também geraram controvérsia.

El equipo IDRD-Bogota Humana-San Mateo-Solgar colombiano utilizó un uniforme con una sección color piel entre el vientre y los muslos, fue utilizado el fin de semana por las competidoras en el Giro de la Toscana.
El equipo IDRD-Bogota Humana-San Mateo-Solgar colombiano utilizó un uniforme con una sección color piel entre el vientre y los muslos, fue utilizado el fin de semana por las competidoras en el Giro de la Toscana.
Foto: www.rpctv.com

Seleção de futebol da Escócia

Os designers tentaram a todo custo inovar, mas quando o novo uniforme da seleção escocesa de futebol foi divulgado no início do ano, as críticas não tardaram a chegar.

 As listras rosas e amarelas foram consideradas um “fiasco” inclusive pelos torcedores mais apaixonados.

Foto: Divulgação

John Daly

O jogador de golfe americano John Daly se tornou famoso pelos modelos "chamativos" que usa nos campos.

Foto: Reuters

 

Jorge Campos

O ex-goleiro da seleção de futebol mexicana Jorge Campos virou sensação na Copa do Mundo de 1994 pelo uniforme exótico.

Foto: Reuters

 

David Seaman

Os modelos excêntricos não são uma exclusividade do mexicano. O ex-goleiro da seleção de futebol inglesa David Seaman também optou por um "mix de cores" para defender as redes da Inglaterra na Eurocopa de 1996.

Foto: Getty Images

 

Rúgbi de sete

A estampa do uniforme da seleção inglesa de rúgbi de sete (variação do rúgbi jogada por apenas sete jogadores) resolveu deixar de lado o minimalismo, mas o modelo caiu em desgraça logo quando foi apresentado.

Foto: AP

 

Herenveen FC

À primeira vista, parece que o amor pelo futebol se refletiu no uniforme dos jogadores do time holandês Herenveen FC. Mas os "pequenos corações" são, na verdade, nenúfares, símbolo da terra-natal da equipe.

Foto: Getty Images

 

Norwich City FC

O uniforme do time inglês Norwich City FC nos anos 90 parece ter dado alento ao atacante Mark Robbins, que costumava balançar as redes dos adversários. Mas, para críticos, o modelo era uma grande "derrota para a moda".

Foto: Getty Images

 

Basquete feminino

O uniforme imposto pela Fiba Europa (Confederação de Basquete da Europa) às atletas da Euroliga (Liga feminina europeia de basquete) em 2012 gerou polêmica entre as jogadoras por delinear "excessivamente" o corpo.

A Fiba Europa pediu a substituição das camisetas largas e shorts compridos por uniformes mais justos, que tornariam o campeonato "mais atraente" e ajudaria a aumentar a "diferenciação" entre o basquete feminino e masculino.

Inspirada nos modelos usados na ocasião pelas seleções brasileira e australiana, a peça foi criticada pelas próprias atletas, que acusaram a Fiba de tentar atrair mais público.

Foto: Getty Images

 

Atlético-MG

Apesar de ter tido sucesso nas vendas, a camisa de treino rosa do Atlético Mineiro foi criticada por torcedores mais conservadores.

Foto: Atlético-MG / Divulgação

 

Polo aquático

Em 2010, durante os Jogos Asiáticos realizados na China, a equipe de polo aquático de Cingapura ousou ao aparecer com uma sunga que reproduzia a bandeira do país. Estampada no meio do uniforme, a meia-lua islâmica sugeriu interpretações de caráter sexual. Também causou a fúria das autoridades do governo.

Foto: AP
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade