Rússia será 4º país a organizar Copa e Olimpíada ao mesmo tempo
Escolhida nesta quinta-feira como sede da Copa do Mundo de de 2018, a Rússia deverá conciliar a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 com o torneio da Fifa, que será realizado quatro anos depois.
Esta será a quarta vez que um mesmo país terá que organizar ao mesmo tempo ambos os eventos, os mais importantes do calendário esportivo, embora a diferença de tempo entre os dois eventos que a Rússia dispõe seja maior que a de seus antecessores.
O projeto russo prevê a construção de 13 dos 16 estádios que abrigarão as partidas do Mundial de 2018, com um investimento de US$ 3,820 bilhões, o maior dos quatro candidatos a 2018 (os outros três foram Bélgica/Holanda, Espanha/Portugal e Inglaterra).
Atualmente, o Brasil também reparte sua atenção e seus recursos entre a preparação do próximo Mundial, o de 2014, com a dos primeiros Jogos Olímpicos que serão disputados na América do Sul, os do Rio de Janeiro 2016.
O primeiro país que assumiu esta responsabilidade foi o México, que organizou em sua capital os Jogos de 1968 e, dois anos depois, a Copa.
A circunstância voltou a se repetir no seguinte ciclo, com os Jogos de Munique-72 e o Mundial que a então Alemanha Ocidental sediou em 1974.