Por que Facundo Colidio não pode jogar a Copa Sul-Americana pelo Vasco?
Atacante disputou a competição pelo River Plate, mas esse não é o motivo
O Vasco não poderá inscrever o atacante Facundo Colidio nas quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Santa Fe. A Conmebol barrou o atleta porque o River Plate, seu ex-clube, não o retirou da lista de inscritos das oitavas, o que infringe o regulamento sobre atuar por dois times na mesma fase eliminatória. Em contrapartida, o clube carioca corre contra o tempo até esta sexta-feira para regularizar a contratação de Alan Lescano no BID e viabilizar sua inscrição a tempo no torneio continental.
Todos os clubes classificados para as quartas de final da Copa Sul-Americana têm até esta sexta-feira, 4, para modificar a lista de inscritos na competição. Contudo, o Vasco da Gama, que deve mexer na listagem, não poderá inscrever o atacante Facundo Colidio.
Contratado junto ao River Plate, o jogador vem sendo um dos principais nomes do time desde que chegou. Antes de mais nada, é importante lembrar que a Conmebol permite mudanças na lista de jogadores até a fase de semifinal, quando é possível trocar três nomes.
Mas Facundo Colidio não se encaixa nessa regra, e é fácil explicar o motivo. O regulamento da competição prevê que um jogador pode defender duas equipes na Copa Sul-Americana, desde que não seja na mesma fase. Colidio defendeu o River Plate na primeira fase do torneio e iniciou tratativas com o Vasco.
Nome de Facundo Colidio seguiu ligado ao River Plate
O detalhe é que seu nome não foi retirado da lista de inscritos do time argentino durante a disputa das oitavas de final. Para ter condições de defender qualquer outro clube, o River Plate deveria ter retirado seu nome da lista de inscritos dentro do prazo previsto antes da disputa das oitavas de final.
Como não foi feito, ficou configurado a sua participação no torneio na fase de mata-mata. Com isso ele não pode defender outra equipe. Mesmo após a sua pré-inscrição pelo Vasco, feita dentro do prazo previsto, a Conmebol negou a inscrição. River Plate e Vasco recorreram e apresentaram defesa, mas a entidade se mostrou irredutível.
Vasco poderá inscrever Alan Lescano?
A Conmebol permite a mudança de até três jogadores na lista de inscritos na Copa Sul-Americana para a fase de quartas de final. Contudo a data limite é 4 de setembro. Alan Lescano deve ser anunciado pelo Vasco até qualquer momento e deve aparecer na lista.
Para isso, ele precisa ser inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Na sequência, o Vasco pode enviar a sua pré-inscrição para garantir a vaga. Com os documentos encaminhados, o clube finaliza a inscrição para contar com o jogador. Mesmo que não consiga inscrever Lescano no prazo para as quartas de final, o jogador pode entrar na lista de uma eventual semifinal.
Quem o Vasco enfrenta nas quartas de final da Copa Sul-Americana?
O Vasco enfrentará o Santa da Fe, da Colômbia nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O clube eliminou justamente o River Plate. O jogo da ida está programado para os dias 08 de setembro, às 19h (de Brasília), no Estádio El Campín, em Bogotá, Colômbia.
Já a partida da volta acontece no dia 15 de setembro, também às 19h (de Brasília), no Estádio de São Januário.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.