Por que a Alemanha jogou de azul com o Equador? Seleção já foi campeã com a cor
Camisa reserva chama a atenção por fugir de cores tradicionais da quatro vezes vencedora da Copa do Mundo, mas tem história até com Beckenbauer
A Alemanha fugiu de suas cores tradicionais no segundo uniforme para a Copa do Mundo de 2026 e jogou contra o Equador com uma combinação de azul-escuro com tons claros, bem diferente do vermelho escuro da edição do Catar e até lembrando um pouco o 'verde-piscina' da Rússia. A explicação do uniforme se resume em história de taças e Beckenbauer.
O azulado remete ao primeiro título dos europeus, em 1954, que se fez presente em jaquetas de treino e até como cor oficial de jogo em amistosos da década de 1980. Apesar do branco ser predominante na camisa titular, a Adidas, fabricante da tetracampeã, acredita que o azul está "enraizado" no DNA.
De acordo com um insider do jornal alemão Bild, o designer-chefe da fabricante, Jürgen Rank, o segundo uniforme de 2026 foi totalmente pensado em referências históricas. "Tudo começou lá em 1954; os agasalhos de Sepp Herberger e Adi Dassler eram azul marinho", disse ele.
"E continuou nas décadas 1950, 1960 e 1970. A jaqueza de treino de Beckenbauer também era azul e houve até uma ocasião em que a equipe jogou de azul - mais precisamente, em um amistoso antes da Copa do Mundo de 1986?, relembrou o artista. "Então, escolhemos uma cor que combina com a Alemanha e que também está enraizada em seu DNA".
O jogo ao qual Rank se refere foi entre Alemanha e o clube mexicano Atlético Morelia em 25 de maio de 1986, quando os alemães, bicampeões da Copa do Mundo na época, se preparavam para o início da competição sediada pelo México, vencida pela Argentina com a famosa 'mão de Deus' de Diego Maradona.
Trazer cores diferentes no uniforme reserva já é quase uma tradição dos europeus. Desde 1998, eles mudam totalmente o esquema da segunda camisa. Foi com uma desse tipo, inclusive, que ela vestiu em jogo histórico contra o Brasil.
Em 8 de julho de 2014, a Alemanha entrou em campo no Mineirão vestindo listras horizontais rubro-negras, que foi confirmada pela Adidas, posteriormente, como uma referência oficial ao Flamengo. Na última edição, em 2022 no Catar, a peça também veio com detalhes vermelho e preto, mas sem as listras e com faixas douradas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.