1 evento ao vivo

Futebol

Ouça agora todas as edições do podcast Terra Futebol

#terrafutebol: a pausa dos times para a Copa América parece que fez muito bem ao Santos e mal ao Palmeiras. Os dois rivais têm a mesma pontuação no momento e dividem a liderança (com o clube alviverde em vantagem nos critérios de desempate). Porém, santistas vêm de 5 vitórias seguidas - 2 delas após a parada. Já os palmeirenses ainda não venceram após a retomada e ainda foram eliminados da Copa do Brasil. E as próximas rodadas parecem ser mais favoráveis à equipe da Vila Belmiro, que pode assumir de vez a ponta do Brasileirão. Ouça tudo isso agora no 59º episódio do podcast Terra Futebol, que fala também da abertura das oitavas de final da Libertadores. A produção e apresentação é de Lucas Baldez e os comentários são do repórter Silvio Barsetti. Participe enviando sua mensagem com a hashtag #TerraPodcast pelo Twitter.

Ouça também todas as edições do podcast Terra Futebol:

Episódio 58 - Flamengo atropela na volta do Brasileirão e mostra que pode impedir bi do Palmeiras

Flamengo parece ter mudado da água pro vinho com Jorge Jesus e mostra ser o grande obstáculo ao bicampeonato brasileiro do Palmeiras. Na volta da parada da Copa América, o ex-time de Abel Braga atropelou o Goiás com exibição de gala de Arrascaeta e Gabigol e dá sinais claros que vai brigar pelo título contra o atual campeão, enquanto Santos e Atlético-MG também podem entrar de vez nessa disputa. O 58º episódio do podcast Terra Futebol também fala das aguardadas partidas de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Quem deve avançar: Bahia ou Grêmio? Atlético-MG ou Cruzeiro? Flamengo ou Athletico-PR? Internacional ou Palmeiras

Episódio 57 - Messi x melhor defesa e reencontro com Mineirão: o que esperar de Brasil x Argentina

encontro daquele que é apontado por muitos como o melhor jogador da atualidade contra a defesa que ainda não foi vazada na Copa América. O clássico de maior rivalidade do futebol mundial. O Brasil favorito e jogando diante de sua torcida contra uma Argentina desacreditada. No entanto, o palco é o Mineirão, do terrível 7 a 1 para a Alemanha na Copa de 2014. O

Episódio 56 - Como resgatar a Seleção feminina após mais um baque?

Seleção Brasileira feminina foi eliminada da Copa do Mundo, que ocorre neste mês na França. A equipe comandada por Vadão perdeu por 2 a 1 na prorrogação contra as anfitriãs do torneio, e essa derrota evidenciou ainda mais a falta de investimento e infraestrutura de apoio para as atletas de alto rendimento do País. O que pode ser feito a partir de agora? Já na Seleção masculina, o time de Tite venceu o Peru por 5 a 0 no último sábado, mostrando maior entrosamento e uma certa evolução em comparação ao início da competição. Qual o próximo passo dentro da Copa América

Episódio 55 - Seleção masculina sem brilho; Seleção feminina com brilho de Marta

O brilho que falta para uma equipe vencer (e convencer), sobra para a outra. A Seleção masculina de futebol segue sua rotina de se manter distante da torcida, que vaiou bastante a equipe de Tite após o empate sem gols contra a modesta Venezuela, pela segunda rodada da Copa América. Já as mulheres do Brasil fizeram bonito ao garantir a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo, graças ao poder de decisão de Marta, agora a maior artilheira da história dos Mundiais - incluindo homens e mulheres. Se uma segue sem o apoio da torcida, a outra é frequentemente elogiada. Por que tanta diferença? Ainda abordamos o clima (ou falta de) da Copa América no Brasil: ingressos caros, estádios vazios e torcidas frias

Episódio 54 - Brasil melhorou sem Neymar? E Seleção feminina leva a Copa?

O podcast Terra Futebol discute as Seleções masculina e feminina de futebol. Sem Neymar, o grupo de Tite atropelou Honduras por 7 a 0 no último jogo de preparação da Copa América. Afinal, o corte de atacante fez bem ao time ou o adversário não foi um bom parâmetro? Já a Seleção feminina, sem Marta, estreou vencendo a Jamaica por 3 a 0, com três da atacante Cristiane na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Será 2019 o ano em que as mulheres levam pela primeira vez a taça? 

Episódio 53 - Brasil melhorou sem Neymar? E Seleção feminina leva a Copa?

Já virou rotina, mas Neymar contaminou novamente o ambiente da Seleção Brasileira. Depois de diversas polêmicas nos últimos anos, da agressão a um torcedor, das críticas ao elenco do PSG, da lesão no joelho, da perda da faixa de capitão, agora o problema é muito mais sério e a acusação é de crime: estupro. O que Tite deve fazer? Proteger o seu jogador ou tirá-lo do time para não prejudicar (ainda mais) a preparação para a Copa América? Também falamos sobre a eterna perseguição ao líder Palmeiras no Brasileirão e as expectativas de melhora do Flamengo sob o comando do português Jorge Jesus

Episódio 52 - Nada mudou! Corinthians bate São Paulo, Palmeiras imbatível e VAR polêmico

O Palmeiras conquistou mais três pontos no Campeoanto Brasileiro. Ao vencer o Botafogo no Mané Garrincha, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari chegou aos 16 pontos de 18 possíveis, um aproveitamento de 88%. E os bons números não param por aí: tem o melhor ataque da competição (13 gols marcados) e a melhor defesa (apenas 1 gol sofrido). Quem poderá rivalizar com o clube alviverde? Ainda abordamos outro assunto muito quente: as interferências do árbitro de vídeo, o popular VAR, continuarão a polemizar? O que pode ser feito para minimizar os erros e descontentamentos com essa tecnologia? 

Episódio 51 - Do céu ao inferno: Abel, Mano e Renato começam Brasileiro pressionados

A derrota do Flamengo para o Atlético-MG no último final de semana, aumentou a pressão em cima do trabalho do técnico do time rubro-negro carioca, Abel Braga. Contestado por parte da torcida, que pichou os muros da sede do clube, o treinador está cada vez mais na fogueira, precisando de resultados. Mas, não é só o Flamengo que está abaixo das expectativas. O Cruzeiro, de Mano Menezes, e o Grêmio, de Renato Gaúcho, não tem vivido bons momentos no Campeonato Brasileiro. O que acontece com essas equipes?

Episódio 50 - Paulistas dominam início e o 'vacilo' da Globo com Sidão

As equipes paulistas começaram o Brasileirão a mil por hora. O Estado, que faturou as quatro últimas edições do torneio com Palmeiras e Corinthians (2 títulos para cada), ocupa as três primeiras colocações após quatro rodadas: Palmeiras, Santos e São Paulo dividem a ponta. Será que mais uma vez a taça ficará em São Paulo? O podcast Terra Futebol chega à sua 50ª edição e ainda aborda a grande polêmica da rodada: o polêmico troféu de 'craque do jogo' dado a Sidão, vilão de derrota do Vasco contra o Santos. Você acha que a Globo errou ao expor o jogador após falhas? 

Episódio 49 - Postura de Fluminense e Grêmio deveria ser padrão no futebol brasileiro

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 contou com um jogo épico entre Grêmio e Fluminense, na Arena Grêmio, no Rio Grande do Sul. Depois de abrir 3 a 0, o tricolor gaúcho permitiu a virada do tricolor carioca, que terminou a partida como vencedor. O placar de 5 a 4 foi um reflexo da postura de ambos os clubes, que abdicaram de ficar defesa e partiram para cima do adversário, procuraram o gol. Esse deveria ser o padrão no futebol brasileiro?

Episódio 48 - 1ª rodada do Brasileirão bate recordes e clubes surpreendem

A primeira rodada do Brasileirão de 2019 bateu recordes de público e de gols. Desde que se tornou um torneio de pontos corridos, o Campeonato Brasileiro nunca teve um final de semana de estreia como o desta edição. O 48º episódio do Podcast Terra Futebol comenta sobre o comportamento dos clubes nessa primeira etapa, de 38, da maior competição futebolística do País. 

Episódio 47 - Brasileirão 2019: aonde cada time deve chegar?

Com o fim dos campeonatos estaduais, o Brasileirão se aproxima. No próximo final de semana, os 20 times da Série A devem estrear no Campeonato Brasileiro. Mas, quais são as aspirações de cada um dos clubes? Aonde eles podem chegar, levando em consideração os elencos, o investimento feito e o futebol apresentado até aqui? O 47º episódio do Podcast Terra Futebol comenta sobre quem deve brigar pelo título e pelas vagas da Libertadores, assim como aponta para quais clubes devem se preocupar com a possibilidade de cair para a Série B. 

Episódio 46 - Além do título: o que está em jogo nas finais dos estaduais

As primeiras partidas das finais dos campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho ocorreram no último final de semana. Faltando apenas um jogo para o fim desses quatro campeonatos regionais, que têm grandes clássicos na disputa pelo título, a discussão que fica é sobre quem tem mais chances de levar o caneco. Mas, ao mesmo tempo, outras questões são levantadas: quem sofre a maior pressão pelo título? Qual time, se perder, vai sofrer mais?

Episódio 45 - Eliminação do Palmeiras põe "Scolarismo" em xeque

Um dos elencos mais caros do País e um técnico já consagrado e com muitos títulos no currículo. Uma eliminação no Estadual que pode impactar o restante da temporada. O 45º episódio do Podcast Terra Futebol discute a saída do Palmeiras do Paulistão, que perdeu para o rival São Paulo nos pênaltis, em pelo Allianz Parque, e o que essa derrota pode significar para Felipão e seus comandados. O que falta para o clube alviverde? Por que há tanta expectativa em cima do Palmeiras? O que pode ser feito daqui em diante? 

Episódio 44 - Começaram os Estaduais de verdade! Quem têm mais chances de ser campeão?

Os Estaduais de fato começaram. Clássicos, mata-matas, emoções, polêmicas... agora sim a disputa esquentou. O 44º episódio do Podcast Terra Futebol discute quais times têm mais chances de faturar o seu Estadual e quais os clubes que mais precisam dessa conquista. 

Episódio 43 - O que falta para a Seleção Brasileira de Tite convencer?

A Seleção Brasileira empatou com o Panamá em 1 a 1 no primeiro teste do grupo de Tite em 2019. O resultado frustrou torcedores brasileiros e acendeu um alerta sobre o comandante brasileiro, que precisará mostrar serviço na Copa América deste ano. O que o Brasil precisa fazer para evoluir o seu futebol e chegar bem para a Copa de 2022? Quais são os desafios até o Mundial do Catar?

Episódio 42 - Um dos grandes cair precocemente nos Estaduais é vexame?

Botafogo e São Paulo correm risco de não conseguirem se classificar para as fases finais dos campeonatos estaduais. Mas, afinal, cair precocemente nos torneios estaduais pode ser considerado um vexame para os times considerados grandes

Episódio 41 - Início da temporada de rodízio no Brasil: vale a pena poupar os titulares pela Libertadores?

Como já é comum no futebol brasileiro, começa mais uma temporada em que os clubes que jogam a Libertadores irão ignorar quase que por completo os Estaduais. Essa foi a estratégia dos clubes que estão na competição continental nas partidas do último final de semana. O saldo foi positivo, pois nenhum dos sete perdeu na rodada. Com times mistos e totalmente reservas no sábado e no domingo, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Inter e Athletico-PR voltam a campo com força máxima no meio desta semana pelo principal torneio das Américas. Mas afinal, vale a pena essa opção? 

Episódio 40 - Surpresas e fracassos: os Estaduais são um bom termômetro para o Brasileirão?

Vasco, Santos, Atlético-MG e Grêmio ditam o ritmo em seus domínios; Botafogo e São Paulo colecionam vexames atrás de vexames. Outros poderosos, como Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, ainda não mostraram a que vieram. Afinal, os Estaduais servem como um esboço do que seu time vai apresentar no restante do ano, nas competições mais importantes, ou devem ser vistos apenas como testes? Quem faz boa campanha deve se animar? E quem tropeça, deve ficar pessimista?

Episódio 39 - Vexame na final da Taça Guanabara mancha a conquista do Vasco?

Um jogo de festa, de importância, que se decidiria o campeão da Taça Guanabara, um clássico, acabou ofuscado por uma situação vergonhosa que aconteceu nos bastidores. Dirigentes de Vasco e Fluminense protagonizaram uma disputa infantil fora dos campos, que culminou na confusão generalizada e cenas de violência em torno do Maracanã. Um retrato fiel da bagunça que virou o futebol carioca. Tanto que o debate público nesta segunda-feira quase não fala do título conquistado pelo Vasco.

Episódio 38 - Tragédia no Ninho do Urubu expõe bagunça do futebol brasileiro

De quem é a culpa da tragédia que matou 10 meninos das categorias de base do Flamengo no incêndio do CT Ninho do Urubu? O clube precisa ser responsabilizado? Ou as autoridades têm mais culpa por não fiscalizar de forma adequada?

Episódio 37 - Surpresas vencem favoritos no Paulista e o regulamento maluco no Rio

O favoritismo não deu as caras nesse final de semana de rodada do Paulista. O Santos avassalador foi engolido pelo Ituano e viu o fim da série 100% de Sampaoli. Já o milionário Palmeiras mais uma vez foi surpreendido pelo rival Corinthians. E o pior: novamente dentro do Allianz Parque. Já no Rio, estão definidas as semifinais da Taça Guanabara. Mas o regulamento maluco permite que o campeão do 1º turno fique fora das decisões do Carioca. Pode isso?

Episódio 36 - Quem largou melhor, quem surpreende e quem decepciona neste início de Estaduais?

São só 3 rodadas desta volta de futebol em 2019. Mas já é possível apontar o torcedor que está mais confiante e quem já sofre com dores de cabeça neste início de Estaduais. Qual time parece estar mais pronto, quem dá sinais que está se encaixando aos poucos? E quem expôs mais fraquezas que virtudes até agora? 

Episódio 35 - Balanço do mercado: quem contratou melhor e quem começa 2019 como favorito?

O podcast Terra Futebol está de volta e estreia em 2019 após uma pequena pausa. E em sua 35ª edição, nada melhor do que discutir as movimentações do mercado da bola. Com a pausa da bola rolando, os dirigentes entraram em ação e protagonizaram uma das janelas mais interessantes dos últimos anos. O Flamengo pôs a mão no bolso e fechou duas das maiores contratações: Gabigol e Arrascaeta. O Palmeiras (como já fez recentemente) também investiu pesado e trouxe Ricardo Goulart. São Paulo, Corinthians e Cruzeiro também se mexeram bem durante o recesso. E as perguntas que ficam: quem melhor contratou? Quem tem (no papel) o melhor time do País? Quem brigará por todos os títulos e quem corre risco de uma temporada fraca?



Episódio 34 - Brasileiro termina sem empolgar e quase sem emoção na rodada final

Quem esperava emoção na rodada final do Brasileiro, se enganou. Com o título já definido e 2 dos 4 rebaixados já conhecidos, o último final de semana de futebol no País foi bastante fraco. As posições antes da rodada não se alteraram e terminaram colocando o Grêmio na fase de grupos da Libertadores e São Paulo e Atlético-MG na qualificação. Já na parte de baixo, Sport e América-MG confirmaram presença na Série B de 2019.



Episódio 33 - Palmeiras campeão: a volta por cima de Felipão e o fim da ameaça de "espanholização"

O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018! De forma incontestável, o antigo Palestra Itália comemorou a conquista após vitória contra o Vasco e levanta dois temas importantes: a volta por cima de Felipão após o inesquecível 7 a 1 e o fim da tão falada ameaça de "espanholização" do futebol brasileiro com as altas quantias de TV pagas a Flamengo e Corinthians nos últimos anos. Concorda? E o que podemos esperar desse time alviverde para 2019?



Episódio 32 - Palmeiras perto da taça e Fla ainda sonha: quem será o campeão?

O Palmeiras segue caminhando para mais um título brasileiro e deu mais um passo rumo à conquista. Viu também um de seus perseguidores dar adeus à disputa, o Inter. Mas ainda resta um oponente que não desiste: o Flamengo, que ainda sonha em ser campeão neste final de ano. Quem ficará com o troféu mais desejado do País? E quem escapará da tristeza do rebaixamento?



Episódio 31 - São Paulo deixa G-4 após 22 rodadas e demite Aguirre. E agora?

A avalanche de empates que ocorreu na 33ª rodada beneficiou o Palmeiras, que caminha com tranquilidade para o título brasileiro, com cinco pontos de vantagem. Com isso, poucas mudanças na classificação. Uma dessas poucas rendeu o emprego de Diego Aguirre no São Paulo. O time tricolor deixou o G-4 pela primeira vez em 22 rodadas e agora terá uma "final" pela frente para voltar à zona de classificação direta para a Libertadores: o Grêmio, justamente adversário que ocupou a quarta posição. O time do Morumbi terá forças para reagir após a saída do técnico uruguaio? E o que deve acontecer nas últimas 5 rodadas do torneio?

Episódio 30 - Palmeiras dispara e se aproxima de melhor turno da história. Já é campeão?

A contagem regressiva do Palmeiras para o título já começou. O time alviverde venceu mais um clássico, dessa vez contra o Santos, e abriu ainda mais vantagem na liderança. Agora são 5 pontos à frente do Internacional, 6 para o Flamengo e 9 de distância para o São Paulo, times que integram o G-4. Falamos também de mais polêmicas de arbitragem na rodada, com um suposto favorecimento ao Inter e corintianos, ainda ameaçados de rebaixamento, reclamando bastante.

Episódio 29 - Argentinos eliminam brasileiros dentro do Brasil e farão final histórica da Libertadores

O futebol argentino mais uma vez levou a melhor contra o brasileiro em uma Libertadores. Mesmo com campanhas inferiores na primeira fase, os gigantes River Plate e Boca Juniors eliminaram os também gigantes Grêmio e Palmeiras com partidas impecáveis nas casas dos adversários. O que faltou a gremistas e palmeirenses para chegarem à final? Qual o segredo dos hermanos? E a polêmica reclamada por tricolores no caso da suspensão de Gallardo será revertida no tribunal?

Episódio 28 - Qual o tamanho do prejuízo que o Palmeiras traz da Argentina?

O Palmeiras complicou a sua situação na Libertadores ao ser derrotado pelo Boca Juniors por 2 a 0 em Buenos Aires, na primeira partida das semifinais. E agora? Ainda há chances de evitar a eliminação e seguir vivo no sonho do bi continental? Quais foram os erros do time paulista na Argentina? E o que precisa fazer de diferente na volta para conseguir a heroica classificação?

Episódio 27 - Briga acirrada pelo título e polêmica de arbitragem antes mesmo de "decisão"

O Palmeiras venceu, e o Flamengo seguiu a ordem de seguir o líder de perto. Além do Inter, são os dois times que aparecem com mais chances de conquistar o Brasileiro. Alviverdes e rubro-negros, aliás, se enfrentam na próxima rodada, no Maracanã, no jogo que promete ser o mais emocionante desta reta final. E antes mesmo da bola rolar, já tem polêmica em relação à arbitragem e reclamações dos dois lados. Falamos ainda de mais um tropeço da dupla São Paulo e Grêmio, cada vez mais distantes do trio de frente e apenas focados na briga pelo G-4.

Episódio 26 - VAR pra que? Decisões com árbitro de vídeo geram ainda mais polêmica

Pensou que o VAR chegaria para acabar com todas as polêmicas de arbitragem no futebol? Achou errado! O tão polêmico e tão falado árbitro de vídeo não encerrou a velha discussão de bar sobre os erros do apitador. Ainda em fase de adaptação, o futebol brasileiro teve na final da Copa do Brasil entre Corinthians e Cruzeiro a sua primeira experiência em decisões com a nova tecnologia. E o balanço é negativo. Além de não ajudar em lances capitais, ainda influencia em marcações erradas que passariam batidas. Quem é o culpado por isso? O sistema que ainda não funciona da melhor maneira ou há erro humano de interpretação dos árbitros?

Episódio 25 - Título brasileiro ficou entre Palmeiras, Inter e Flamengo?

Dos cinco times que disputavam o título brasileiro há algumas rodadas, São Paulo e Grêmio caíram muito de rendimento e ficaram para trás. Com uma surpreendente arrancada, o Palmeiras saltou para a liderança, mas é seguido de perto por Internacional e Flamengo. Será que a disputa pela taça ficará restrita apenas a esses 3 nas 9 rodadas que restam? E será que é possível o Palmeiras conquistar o Brasileirão e a Libertadores no mesmo ano, fato inédito no Brasil? E sobre a Seleção Brasileira: como será o jogão contra a Argentina?

Episódio 24 - Copa do Brasil está nas mãos do Cruzeiro ou ainda dá pro Corinthians?

A vantagem conquistada na ida e o bom retrospecto como visitante deixam o Cruzeiro perto da conquista do hexa da Copa do Brasil. Mas o título já está definido para os mineiros ou ainda há chance de uma reviravolta corintiana em Itaquera? Veja o que devem fazer Mano Menezes e Jair Ventura para conquistarem os troféus.

Episódio 23 - Derrota da Globo contra CBF e sequência de "finais" no Brasileiro

Uma antiga reivindicação do torcedor foi atendida no calendário do futebol brasileiro para 2019 divulgado pela CBF. A entidade anunciou que nenhuma partida poderá começar depois das 21h30 e com isso desagrada sua maior aliada nos últimos anos: a Rede Globo, que será obrigada a reformular a sua grade horária com a mudança. O programa aborda também a sequência de decisões que começa no Brasileirão, com duelos diretos entre os times que brigam pelo título. Quem está mais preparado para esses jogos de 6 pontos?

Episódio 22 - O festival de erros grosseiros de arbitragem e a liderança palmeirense pela 1ª vez

A 27ª rodada do Brasileirão foi marcada por mais uma mudança de liderança e, desta vez, inédita. O Palmeiras deu sequência à sua arrancada sob o comando de Felipão e virou o novo líder, deixando para trás Internacional e São Paulo. Outro que segue firme na disputa pelo título é o Grêmio. Quem dos 4 tem o caminho mais fácil nas próximas semanas? No entanto, outro fato marcou o final de semana de futebol pelo Brasil: novos erros grosseiros de arbitragem. Até quando o apito será um problema do nosso campeonato?

Episódio 21 - Ataque x defesa, deu defesa: o que podemos esperar da final Corinthians x Cruzeiro?

O futebol pragmático venceu o jogo mais ofensivo e fará a decisão da Copa do Brasil. Flamengo e Palmeiras, times que buscam propor mais o jogo, deram adeus à competição. Corinthians e Cruzeiro, equipes que priorizam mais a organização defensiva, se enfrentarão em duelo que reúne 8 títulos do torneio mata-mata. O que isso significa? Como se comportarão os dois times que sempre preferem esperar o adversário e apostar nos contra-ataques? Quem deve ficar mais com a bola? Quem é o favorito?

Episódio 20 - Embolou tudo! Acabou o gás do São Paulo? E quem vai segurar o Palmeiras?

Pelo menos 5 times disputam o título do Campeonato Brasileiro mais equilibrado dos últimos anos. Do líder São Paulo até o Grêmio, 5º colocado são apenas 4 pontos de diferença. E mesmo na ponta, o time tricolor do Morumbi vem em queda livre, somando tropeços contra equipes da parte de baixo da tabela. Quais os motivos desse baixo rendimento? Falamos também da boa fase do Palmeiras, que segue em franca ascensão sob o comando de Felipão e sonha em levantar 4 troféus ainda este ano, mesmo usando às vezes uma equipe reserva.

Episódio 19 - Erro grotesco contra o Cruzeiro é o preço da traição da CBF à Conmebol?

Sim, aconteceu de novo. Um clube brasileiro foi prejudicado pela arbitragem e está próximo de ser eliminado da Libertadores. A expulsão de Dedé no duelo contra o Boca Juniors revoltou não apenas cruzeirenses, mas todos os amantes do futebol. Até a imprensa argentina ficou estarrecida com a decisão absurda do paraguaio Eber Aquino. Mas por que isso ocorre? Será um favorecimento aos argentinos? Ou uma espécie de punição à CBF pelas más administrações e pelo voto de traição para a Copa do Mundo de 2026. Ou será ainda culpa dos próprios clubes brasileiros que não fazem oposição e aceitam o comando (ou falta) dessa CBF?

Episódio 18 - Cena lamentável da ambulância em clássico carioca é retrato do atual futebol do Brasil

Muitas faltas, pouca bola rolando. Muita reclamação, muitos cartões, pouca emoção e chances de gol. No atual futebol brasileiro, falta qualidade dentro e fora de campo. Gols viraram artigos de luxo. Os clássicos, jogos mais aguardados pelos amantes de futebol, viraram partidas monótonas em que é mais importante não perder do que vencer o rival. Assim, a cena de uma ambulância quebrada saindo do gramado empurrada por jogadores de Vasco x Flamengo, um dos maiores clássicos do Brasil, no Mané Garrincha, estádio de Copa do Mundo, parece ser normal.

Episódio 17 - "A defesa é o melhor ataque": as retrancas estão vencendo o futebol ofensivo no Brasil?

Foi-se o tempo que valia o ditado "a melhor defesa é o ataque". As partidas de ida das semifinais da Copa do Brasil coroaram quem adotou uma postura mais defensiva: Cruzeiro e Corinthians. Por que as retrancas estão levando a melhor sobre o futebol ofensivo em gramados brasileiros? Também falamos dos primeiros testes do novo ciclo de Tite à frente da Seleção. Quem se saiu bem e quem foi mal contra as "poderosas" seleções de Estados Unidos e El Salvador? E mais: valeu a pena toda a polêmica com os desfalques aos clubes brasileiros?

Episódio 16 - Brasileirão muda totalmente no pós-Copa: o que esperar daqui pra frente?

Foram 12 rodadas do Brasileirão antes da Copa e agora mais 12 após o Mundial da Rússia. E parecem que foram disputados 2 campeonatos diferentes. Palmeiras e Flamengo, por exemplo, têm campanhas quase que inversas nos dois períodos. E agora? O que podemos esperar nas 14 rodadas finais? São Paulo e Inter continuarão na disputa pelo título? Quem tem o caminho mais fácil até o troféu? Palmeiras, Flamengo ou Grêmio são ameaças? E na parte de baixo: quem corre risco?

Episódio 15 - Liderança colorada e como Jair Ventura pode melhorar o Corinthians

A caça ao São Paulo enfim deu resultado. O Internacional é o novo líder do Brasileirão e agora vira o time a ser batido. Mas até onde pode chegar o clube colorado? Agora arranca rumo ao título? Terá forças para segurar o São Paulo e o Palmeiras, outro que vem em ótima sequência de bons resultados. E a troca de Osmar Loss por Jair Ventura no Corinthians: vai dar certo?

Episódio 14 - Cariocas no "fundo do poço", vaias a Paquetá e os 3 escolhidos da Fifa

O mês decisivo de setembro decidirá quem vai brigar pela ponta do Brasileirão. Com tropeços dos 3 primeiros, Grêmio e Palmeiras ganham força na disputa pelo título. Mas a rodada ficou marcada mesmo pela má fase sem fim dos clubes cariocas, que acumularam 3 derrotas e um empate - até o selecionável Paquetá foi vaiado. Ouça também toda a repercussão sobre os 3 escolhidos pela Fifa para ser o melhor jogador do mundo na temporada.

Episódio 13 - "Maldição" da Libertadores atinge times mais populares do Brasil e a bagunça Santos/CBF/Conmebol

Os dois times de maior torcida do País fracassaram novamente no sonho de conquistar a América pela segunda vez. Pior: Flamengo e Corinthians aumentaram a péssima estatística recente de cair nas oitavas de final. E como o assunto é Libertadores, não podia faltar também a lambança protagonizada por Santos, CBF e Conmebol, que culminou com a polêmica eliminação do time paulista.

Episódio 12 - São Paulo de Aguirre com cara de São Paulo de Muricy e Palmeiras imbatível com Felipão

Um São Paulo bem organizado defensivamente, com saída rápida para os contra-ataques usando os lados do campo. E vitorioso. Estamos falando do time tricampeão brasileiro montado por Muricy Ramalho ou do atual líder do Brasileiro, comandado pelo uruguaio Diego Aguirre? Fazemos um balanço dessas duas equipes, com semelhanças e diferenças. E ainda: o que mudou tanto no Palmeiras após a chegada de Felipão? Já são 9 jogos seguidos sem levar gol, a 2ª maior série da história do clube.

Episódio 11 - Brasil bate recorde de troca de treinadores; por que se demite tanto aqui?

Não foi só o São Paulo que garantiu um 'título' com a simbólica conquista do primeiro turno. O Brasileirão 2018 também foi campeão de uma estatística nada legal: a demissão de treinadores. Mas por que se troca tanto de técnico por aqui? Calendário, expectativa alta, cartolagem, falta de planejamento? Discutimos também a "dança das cadeiras" dos professores com Hudson Martins, pesquisador do Laboratório de Estudo de Pedagogia do Esporte, da Unicamp. Também falamos da polêmica em torno da convocação de Tite para dois amistosos da Seleção Brasileira, que acabou desfalcando os semifinalistas da Copa do Brasil, e da prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Episódio 10 - As ameaças ao título do São Paulo e as caras novas do novo ciclo de Tite na Seleção

O São Paulo fez o seu melhor primeiro turno da hstória e terminou a metade inicial do Campeonato Brasileiro na liderança. Quem mais ameaça o hepta do time do Morumbi nas próximas 19 rodadas? O clube tricolor terá fôlego para manter esse ritmo até o final? E ainda: as novas apostas de Tite para seu novo ciclo à frente da Seleção após a eliminação na Copa da Rússia. Quem ainda pode ser aproveitado da campanha no Mundial, quem deve ser testado e quem ficou de fora.

Episódio 9 - Fiasco ou sucesso? A Libertadores com final única vai dar certo?

Você iria assistir ao seu time jogar uma final de Libertadores em outro país? E uma decisão de Sul-Americana? E mais: você pagaria para ver uma dessas decisões em seu país envolvendo duas equipes de fora? Discutimos a decisão da Conmebol de fazer a final da Libertadores de 2019 em jogo único que será realizado em Santiago, no Chile, enquanto a Sul-Americana será decidida em Lima, no Peru. E mais: o polêmico VAR está sendo bem usado no Brasil? Como o árbitro de vídeo pode diminuir os erros de campo, inspirado nos exemplos da Copa do Mundo, dos campeonatos europeus e até de outros esportes. Veja também uma análise da rodada que definiu os semifinalistas da Copa do Brasil.

Episódio 8 - Quem briga pelo título e quem vai lutar contra o rebaixamento?

Restando uma rodada para o fim da primera metade do Brasileirão, começam a ficar mais claras as disputas das partes de cima e de baixo da tabela. São Paulo e Flamengo polarizam a disputa pelo título. Mas quem mais se credencia a levantar o troféu no final do ano? E na parte de baixo? Quem ficará com um olho em uma das muitas vagas para a Libertadores e com outro na luta para escapar do drama do rebaixamento?

Episódio 7 - Flamengo em queda livre e Corinthians derrotado em meio a nova polêmica

Os brasileiros não largaram bem nas oitavas de final da Libertadores. Dos 4 que entraram em campo, 3 foram derrotados e o único que se deu bem (e muito bem, por sinal) foi o Cruzeiro, vencendo o Flamengo em pleno Maracanã. O time carioca, aliás, está em queda livre no pós-Copa: sem a liderança do Brasileiro e perto do adeus na competição continental. E o Corinthians? Mais uma vez derrotado, mais uma vez Cássio evitando o pior, e em meio a mais uma contratação polêmica que tem desagradado bastante sua torcida.

Episódio 6 - São Paulo prioriza Brasileiro e volta a ser líder após 3 anos

Demorou 3 longos anos, mas o São Paulo está de volta ao topo da tabela do Brasileirão. Fora da Libertadores e da Copa do Brasil, o time tricolor dá prioridade máxima ao torneio de pontos corridos, enquanto seus principais perseguidores estão divididos em três competições e optaram por usar reservas nesta 17ª rodada. E agora? Quem pode ameaçar o sétimo título do clube do Morumbi?

Episódio 5 - Neymar em nova polêmica, estreia do VAR no Brasil e "dança" dos técnicos

O início das quartas de final da Copa do Brasil não foi a única novidade deste meio de semana no futebol nacional. Teve também a tão aguardada estreia do árbitro de vídeo em gramados brasileiros, a sequência interminável de técnicos demitidos dias depois do período de pausa da Copa do Mundo e Neymar (sempre ele!) envolvido em mais uma polêmica fora dos campos.

Episódio 4 - Cuca no Santos, Romero iluminado e briga Fla x São Paulo

Nem Osorio, nem Luxemburgo, muito menos Zé Ricardo ou Dorival Júnior. O Santos demorou uma semana, mas escolheu seu novo técnico para o restante do ano: é Cuca, que volta ao clube após 10 anos. Ouça agora tudo sobre a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, que trata ainda da acirrada briga pela liderança entre Flamengo e São Paulo e dos dois "artilheiros inesperados" de Corinthians e Palmeiras.

Episódio 3 - Palmeiras e Santos sem técnicos e bastidores de Tite na Seleção

Dos quatro grandes paulistas, dois deles estão sem técnico no momento e podem apostar em ídolos do passado para as vagas de Jair Ventura e Roger Machado. Santos e Palmeiras podem tirar da fila de desempregados os multicampeões Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. Correm por fora ainda Dorival Júnior, Zé Ricardo, Cuca e o argentino Jorge Sampaoli. Ouça agora tudo sobre a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, que conta ainda com uma análise do Corinthians com Romero como "falso 9" e os bastidores exclusivos da renovação de contrato de Tite com a Seleção Brasileira.

Episódio 2 - Fla e São Paulo vencem clássicos e esquentam briga pela ponta

O Flamengo mandou seguir o líder e o São Paulo obedeceu. A equipe paulista venceu seu quarto jogo seguido e manteve a distância mínima para os cariocas. Os são-paulinos bateram o Corinthians por 3 a 1 no Morumbi e só não alcançaram a liderança porque os rubro-negros derrotaram o Botafogo por 2 a 0.

Episódio 1 - Brasileirão voltou! São Paulo vence e fica a 1 ponto do Fla

A Copa do Mundo acabou e o Brasileirão voltou com tudo e com boas notícias para as torcidas de São Paulo, Corinthians e Grêmio. O time tricolor venceu o Flamengo em pleno Maracanã e colou na liderança, enquanto corintianos se recuperaram de seguidos tropeços ao bater o Botafogo em Itaquera e gremistas se deram bem contra o Atlético-MG em Porto Alegre.

 

Fonte: Equipe portal
publicidade