Zagueiro da Seleção Brasileira revela que quase jogou no Internacional
Zagueiro revelou ao ge que quase foi para o Internacional antes de construir sua trajetória até a Seleção Brasileira.
Arthur Dias, zagueiro de 19 anos do Athletico-PR e convocado para a Seleção Brasileira por Carlo Ancelotti, revelou ter recusado proposta do Internacional aos 14 anos para permanecer no clube paranaense. Inicialmente atacante, ele mudou de posição na base do Furacão, superou quase dispensas e estreou no profissional sob o comando de Odair Hellmann. Em ascensão meteórica, o defensor já atrai o mercado europeu, tendo proposta de 21 milhões de euros do Tottenham recusada pelo clube.
Arthur Dias, zagueiro de 19 anos do Athletico-PR, revelou que esteve perto de trocar o clube paranaense pelo Internacional no início da carreira. Em entrevista exclusiva ao ge, o defensor contou que recebeu uma proposta para se mudar para Porto Alegre caso não fosse aprovado em uma avaliação no Furacão. Na época, ele tinha apenas 14 anos e precisou tomar uma decisão que poderia ter mudado o rumo de sua trajetória no futebol.
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Arthur começou no futsal como atacante. Em 2022, aos 15 anos, chegou à base do Athletico-PR e passou por uma mudança de posição, recuando para a zaga por indicação do técnico Rodrigo Bellão, atualmente no Botafogo.
Antes de se firmar no clube paranaense, porém, o jogador tinha uma alternativa concreta para seguir a carreira no Internacional. Segundo Arthur, um profissional havia combinado de levá-lo ao clube gaúcho caso ele não fosse aprovado na avaliação do Athletico.
"Tinha um cara que queria me levar para o Internacional. Se eu não passasse na avaliação do Athletico em duas semanas, ele ia me levar para o Inter com contrato e moradia. Passaram duas semanas e o cara me ligou: "Vamos para o Internacional, está tudo certo, eu vou trazer seus pais". Aí eu tive que tomar uma decisão muito novo, com 14 anos", contou Arthur ao ge.
A decisão foi pela permanência no projeto do Athletico-PR. O defensor também revelou que chegou a aparecer em listas de dispensa antes de conseguir se consolidar na formação do clube. A mudança de atacante para zagueiro acabou sendo parte importante desse processo.
A escolha feita ainda na adolescência ganhou novos contornos com a evolução de Arthur. O jogador estreou profissionalmente na Série B de 2025, contra o América-MG, e passou por um momento difícil logo no primeiro jogo. Ele cometeu um pênalti sobre Willian Bigode nos acréscimos, quando o Athletico vencia por 2 a 1, e o adversário conseguiu o empate.
Abalado após o episódio, Arthur recebeu apoio do técnico Odair Hellmann. Na partida seguinte, contra o Cuiabá, ganhou a oportunidade de começar como titular e passou a ter sequência na equipe.
Em 2026, a evolução do zagueiro levou a uma convocação para a Seleção Brasileira pelo técnico Carlo Ancelotti. Arthur estreou na vitória sobre a Austrália e tem escalação prevista como titular no amistoso contra a Índia, em Calcutá.
O defensor também marcou seu primeiro gol como profissional pelo Athletico-PR dois dias depois de ter seu nome anunciado na convocação. O gol aconteceu no empate por 3 a 3 com o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.
A temporada ainda colocou Arthur no radar do futebol europeu. O Athletico-PR recusou uma proposta de 21 milhões de euros, cerca de R$ 123 milhões, apresentada pelo Tottenham. O Barcelona também enviou observadores a Curitiba para acompanhar o jogador.
Anos depois da decisão tomada aos 14 anos, Arthur vive uma realidade diferente daquela imaginada no momento em que recebeu a ligação sobre o Internacional. Consolidado no Athletico-PR e convocado para a Seleção Brasileira, o zagueiro revelou ao ge um dos capítulos pouco conhecidos do início da carreira e a escolha que ajudou a definir seu caminho no futebol.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.