Após quase 40 anos, família Berlusconi vende clube italiano e encerra influência no futebol do país
Parentes do ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, efetuaram a venda do clube rebaixado à segunda divisão
Família Berlusconi vende o Monza para investidores americanos por 30 milhões de euros, encerrando quase 40 anos de influência no futebol italiano.
Grupo mais influente do futebol italiano por muitas décadas, integrantes da família Berlusconi selaram nesta semana a venda de 80% de sua propriedade sobre o Monza, clube da Série B, para a empresa de investimento Beckett Layne Ventures (BLV), dos Estados Unidos.
O negócio gira em torno de 30 milhões de euros, segundo o jornal Gazzetta dello Sport, e significa o fim do domínio dos Berlusconi sobre o clube e também a saída do grupo que foi hegemônico na política e bastidores do futebol italiano.
Silvio Berlusconi (1936-2023) foi primeiro-ministro da Itália em quatro ocasiões, além de empresário. O italiano também foi presidente do Milan durante três decadas, tornando-se acionista majoritário do clube em1986 e convivendo com diversos astros brasileiros ao longo de anos. Entre eles estão Ronaldo Fenômeno, Dida, Cafu, Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato. A venda do Rossoneri aconteceu em 2017 para um grupo de investidores chineses.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Já o Monza era de sua propriedade desde 2018, tendo Adriano Galliani, parceiro antigo de Silvio, como CEO. A equipe chegou à Primeira Divisão do Campeonato Italiano em 2022, mas foi rebaixado para a Série B em 2024/25.