6 eventos ao vivo

Conmebol se exime de responsabilidade: "é coisa de segurança nacional"

21 fev 2013
10h40
atualizado às 11h03
  • separator
  • comentários

A Conmebol não se responsabiliza pelo o incidente ocorrido na noite desta quarta-feira durante a partida entre San José e Corinthians pela Copa Libertadores, na cidade boliviana de Oruro. Na ocasião o torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morreu ao ser atingido por um sinalizador lançado pela torcida do Corinthians, que empatou por 1 a 1 com a equipe da casa.

<p>Hildo Nejar atacou policiamento local por permitir entrada de objetos explosivos no Est&aacute;dio Jes&uacute;s Berm&uacute;dez</p>
Hildo Nejar atacou policiamento local por permitir entrada de objetos explosivos no Estádio Jesús Bermúdez
Foto: AP

"A Conmebol não se responsabiliza por essa matéria. Brigas envolvendo torcidas organizadas não é responsabilidade da entidade, isso é uma questão para ser tratada pelos órgãos de segurança de cada país. É coisa de segurança nacional", disse o representante brasileiro na Conmebol, Hildo Nejar.

O caso deve ser analisado pelo Comitê Disciplinar da entidade sul-americana. Nejar reconheceu que o regulamento da Libertadores não prevê punição ao Corinthians ou ao Estádio Jesús Bermúdez, onde foi disputado o encontro. Porém, o novo regulamento disciplinar da Conmebol implica que a equipe brasileira pode sofrer punições, que vão de multa a exclusão do torneio.

"O regulamento (do campeonato) não prevê qualquer punição. Mas o assunto será analisado e as providências serão tomadas com base no que foi relatado pelo delegado do jogo", completou Nejar.

Por fim, o representante da Conmebol falou sobre a entrada de artefatos explosivos em estádios. Nejar lembrou que isso é inclusive proibido pela Fifa, mas que coibir a entrada dos mesmos é também responsabilidade das forças de segurança de cada país.

"A Fifa proíbe terminantemente qualquer utilização de artefatos explosivos em estádios de futebol. Mas quem deve controlar e fazer cumprir essa determinação é a polícia", concluiu o dirigente.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/guia-libertadores-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Lancepress! Lancepress!
  • separator
  • comentários
publicidade