Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Uefa pode banir Israel de competições europeias, mas manter vaga nas Eliminatórias da Copa

Atualmente, seleção israelense ocupa o terceiro lugar no Grupo I das Eliminatórias e briga pela vaga com a Itália

29 set 2025 - 20h28
(atualizado às 20h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Uefa avalia excluir Israel de competições como a Liga das Nações e Liga Europa devido a pressões políticas, mas deve permitir sua participação nas Eliminatórias da Copa, geridas pela Fifa.
Seleção de Israel está na briga por vaga na Copa do Mundo de 2026
Seleção de Israel está na briga por vaga na Copa do Mundo de 2026
Foto: Murad Sezer/ Reuters

A Uefa deve votar nesta semana a medida que permite a possibilidade de exclusão de Israel de competições realizadas pela entidade, como a Liga das Nações e a Liga Europa. A Associação, entretanto, admite liberar o país a participar das Eliminatórias da Copa do Mundo, considerando que o torneio, embora seja gerido pela Uefa, faz parte da alçada da Fifa.

Segundo o jornal The Guardian, isso significaria a exclusão das seleções masculina e feminina da Liga das Nações, além da remoção do Maccabi Tel Aviv da Liga Europa nesta temporada. 

Nos bastidores, comenta-se que a possibilidade de exclusão de Israel das Eliminatórias e, consequentemente, da Copa do Mundo de 2026, é improvável, considerando questões políticas e a relação próxima estabelecida entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, uma das sedes do torneio.

A pressão de alguns países, como Itália e Noruega, por um banimento de Israel é crescente. Na Noruega, a federação local e a Anistia Internacional defendem sanções mais severas, enquanto, na Itália, houve até greve geral em protesto às ações do governo israelense em Gaza. Além disso, jogadores muçulmanos assinaram uma carta endereçada à Uefa solicitando a exclusão.

Os três países estão no Grupo I das Eliminatórias, ao lado de Estônia e Moldávia, e entrarão em campo no próximo sábado, 11, pela sétima rodada do torneio. Atualmente, a seleção israelense ocupa o terceiro lugar no grupo, empatada em pontos com a Itália, mas com um jogo a mais. O segundo colocado garante vaga nos playoffs da Copa - os noruegueses são os líderes da chave.

Caso o Comitê Executivo da Uefa aprove a proposta, em reunião que pode ser convocada às pressas, Israel ainda teria seus jogos de Eliminatórias organizados pela entidade.

Já no cenário de clubes, a exclusão do Maccabi Tel Aviv abriria espaço para o retorno do Dínamo de Kiev à Liga Europa, o que traria impactos também na Conference League.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade