Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Publicidade

Montagliani desiste de enfrentar Infantino na eleição da Fifa

Canadense vai buscar novo mandato na Concacaf, enquanto Uefa terá de encontrar outro candidato para a disputa de 2027

8 out 2026 - 19h10
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Victor Montagliani decidiu permanecer no comando da Concacaf e desistiu de disputar a presidência da Fifa contra Gianni Infantino na eleição de 2027. Visto como uma alternativa apoiada pela oposição europeia, a decisão do canadense força a Uefa a buscar um novo nome para o pleito antes de 18 de novembro. Enquanto isso, Infantino tentará o quarto mandato consecutivo na Fifa, e Aleksander Ceferin, que também buscará a reeleição na Uefa, agora trabalha para articular outro candidato de consenso.
Victor Montagliani era cotado para disputar a presidência da Fifa –
Victor Montagliani era cotado para disputar a presidência da Fifa –
Foto: Divulgação/Concacaf / Jogada10

A disputa pela presidência da Fifa ganhou um novo cenário após Victor Montagliani decidir continuar no comando da Concacaf. O dirigente canadense era apontado como um dos possíveis nomes para enfrentar Gianni Infantino na eleição marcada para março de 2027, mas deve buscar mais um mandato à frente da entidade que reúne as federações da América do Norte, Central e do Caribe.

Aos 61 anos, Montagliani ganhou força como possível candidato depois da reação negativa ao projeto de Infantino de vender participações em receitas da Copa do Mundo para investidores privados. O plano acabou abandonado pela Fifa diante da forte oposição, principalmente entre federações europeias.

Montagliani, no entanto, nunca confirmou publicamente a intenção de disputar a presidência da entidade. De acordo com informações obtidas pelo The Guardian, o canadense comunicou a pessoas próximas que pretende permanecer na Concacaf e disputar um último mandato.

Uefa terá de buscar outro nome

A decisão representa um revés para o movimento liderado pela Uefa, que via Montagliani como uma alternativa para enfrentar Infantino. Com a desistência, os europeus precisarão encontrar outro candidato capaz de reunir apoio suficiente antes do prazo de inscrição, marcado para 18 de novembro.

Victor Montagliani era cotado para disputar a presidência da Fifa –
Victor Montagliani era cotado para disputar a presidência da Fifa –
Foto: Divulgação/Concacaf / Jogada10

Infantino, por sua vez, já confirmou que tentará permanecer no cargo e buscará seu quarto mandato como presidente da Fifa. O suíço assumiu a entidade em 2016 e foi reeleito em 2019 e 2023.

O próprio Aleksander Ceferin também decidiu disputar um novo mandato na Uefa. O dirigente esloveno havia descartado essa possibilidade em fevereiro de 2024, mas voltou atrás e anunciou recentemente que continuará na disputa pela presidência da entidade europeia.

Ceferin, porém, não pretende enfrentar Infantino diretamente. O presidente da Uefa afirmou que trabalhará para encontrar um candidato de consenso que consiga reunir diferentes grupos do futebol mundial para a eleição da Fifa em março do próximo ano.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra