0

Itália busca recomeço contra a Polônia na Liga das Nações

6 set 2018
20h05
atualizado em 7/9/2018 às 09h34
  • separator
  • 0
  • comentários

Após o vexame de sequer se classificar para a Copa do Mundo da Rússia, a seleção da Itália tenta seu recomeço nesta sexta-feira, quando recebe a Polônia no Estádio Renato Dall'Ara, em Bologna, pela estreia das duas equipes na Liga das Nações da Uefa. Agora sob o comando do técnico Roberto Mancini, que encontra certa resistência pela preferência do país pelo atual treinador da Juventus, Massimiliano Allegri, a Azzurra tenta manter um certo equilíbrio, mesclando jovens com veteranos.

O zagueiro Giorgio Chiellini, da Juventus, é um exemplo de que alguns veteranos estão prestigiados, porém, os jovens também têm vez. Inclusive dois brasileiros naturalizados italianos: o lateral-esquerdo Emerson Palmieri, de 24 anos, que chegou a disputar o Mundial Sub-17 de 2011 pelo Brasil mas adquiriu a cidadania italiana, e o volante Jorginho, recentemente negociado pelo Napoli com o Chelsea.

"O trauma pode ter sido grande para a Itália, mas, com trabalho, vamos reconstruir muita coisa boa", garantiu Mancini.

A polônia também não tem tanto para comemorar. Após chegar ao Mundial como cabeça-de-chave e candidata a surpreender, sequer se classificou para as oitavas de final, sendo eliminado em um grupo onde avançaram Colômbia e Japão. Este choque é válido pela Liga A.

Pela Liga B , no Estádio Senol Gunes Spor Kompleksi, em Trabzon, na Turquia, a seleção da cada mede forças com a Rússia, que foi uma boa anfitrião, chegando às quartas de final e perdendo nos pênaltis para a Croácia.

A Liga das Nações da Uefa foi criada pela entidade européias no sentido de dar atividade e melhorar a qualidade dos jogos de seus membros em datas reservadas pela Fifa para amistosos. Mas há quem diga que é o começo de uma luta da entidade com a Fifa para promover um torneio de mais interesse do que a Copa do Mundo.

As equipes são divididas em quatro ligas, conforme as suas colocações no Ranking de seleções da Uefa. Assim, a Liga A conta com as grandes forças do continente e a Liga D, por exemplo, com as equipes mais fracas. Esta primeira fase será disputada até novembro, com as seleções se enfrentando dentro de seus respectivos grupos pertencente as suas ligas. Os ganhadores de cada grupo disputariam as semifinais e finais.

A Liga das Nações da Uefa não substitui as Eliminatórias para a Eurocopa, porém, as seleções mais bem qualificadas no Ranking da Uefa que não se qualificaram para o torneio e participaram da Liga das Nações da Uefa vão poder disputar um playoff para garantir mais quatro vagas na Eurocopa.

Abaixo os próximos jogos programados pelo torneio para esta sexta-feira, respeitando o horário de Brasília:

LIGA A

Grupo 3

15h45 Itália x Polónia

LIGA B

Grupo 2

15h45 Turquia x Rússia

LIGA C

Grupo 1

15h45 Albânia x Israel

Grupo 4

15h45 Lituânia x Sérviai

15h45 Romênia x Montenegro

LIGA D

Grupo 3

15h45 Azerbaijão x Kosovo

15h45 Ilhas Faroé x Malta

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade