Com gol de Cavani, PSG vence Auxerre e é campeão da Copa da França
Como era de se esperar, o favorito Paris Saint Germain derrotou o Auxerre, da 2ª divisão, por 1 a 0, neste sábado na final da Copa da França, e conquistou seu quarto título no ano.
O gol do título do PSG foi de autoria do uruguaio Edinson Cavani, numa forte cabeçada, após cruzamento do holandês Van der Wiel, aos 20 minutos do segundo tempo.
A vitória pode ser considerada magra, já que o PSG, tricampeão francês e dono de um dos orçamentos mais caros do futebol mundial (480 milhões de euros), enfrentou um Auxerre que terminou na 9ª colocação na Ligue 2.
Com os brasileiros David Luiz, Thiago Silva, Maxwell e Lucas em campo, além do naturalizado italiano Thiago Motta, o PSG conquistou a Copa da França pela 9ª vez em sua história, o quarto título na temporada, depois do Troféu dos Campeões, da Copa da Liga e da Ligue 1.
Mesmo sem poder contar com o meia argentino Javier Pastore, suspenso, o PSG, com um elenco caro e poderoso, foi superior no primeiro tempo e criou boas chances de abrir o placar, numa partida que mais parecia um duelo entre Davi e Golias.
No primeiro tempo, o sueco Zlatan Ibrahimovic, artilheiro do time parisiense, apareceu duas vezes na cara do gol do Auxerre, mas o goleiro Donovan Leon pegou.
No primeiro lance, aos 31 minutos, Ibra tentou encobrir o goleiro e, aos 35, cabeceou sem sorte um bom cruzamento do italiano Marco Verratti.
Aos 40, foi a vez de Thiago Motta tentar a sorte num chute de longe, mas a bola foi parar na trave do Auxerre.
Após o intervalo, o PSG continuou pressionando em busca do gol, mas seguiu esbarrando na grande atuação do goleiro Leon, grande nome do jogo até então.
Aos 10 minutos, Maxwell foi à linha de fundo e cruzou na medida para Cavani, que cabeceou forte, mas o goleiro do Auxerre defendeu.
O atacante uruguaio, porém, não desperdiçaria a segunda oportunidade que teria.
Aos 20, Van der Wiel cruzou da direita, Cavani subiu alto e acertou uma bela cabeçada que ainda bateu no travessão antes de entrar. Desta vez, Leon só pode pular na bola, mas não tinhas chances de pegar.
Valente, o Auxerre, clube histórico da França e tetracampeão da Copa nacional, não teve poder para buscar o empate e teve que se contentar com um vice-campeonato óbvio.
Com a vitória, o PSG chegou ao 9º título de Copa da França e sua história, se aproximando do recorde do arquirrival Olympique de Marselha, dez vezes campeão.
O título do PSG, que já está classificado para a Liga dos Campeões, também favoreceu o Bordeaux, 6º colocado do Campeonato Francês que herdou uma vaga na Liga Europa na próxima temporada.