PUBLICIDADE

Eurocopa

Portugal dá show, vence Turquia e avança para o mata-mata da Euro

Em jogo que tornou Ronaldo o maior assistente da história da competição, Lusos são soberanos e passam de fase com uma rodada de antecedência

22 jun 2024 - 15h30
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Portugal: Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes se abraçam em vitória de Portugal sobre a Turquia pela Eurocopa 2024
Portugal: Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes se abraçam em vitória de Portugal sobre a Turquia pela Eurocopa 2024
Foto: Esporte News Mundo

Portugal garantiu, neste sábado (22), a classificação para as oitavas de final da Eurocopa. Com autoridade, os Lusos atropelaram a Turquia, por 3 a 0, no Signal Iduna Park, em Dortmund. Além da vaga, o jogo também consagrou Cristiano Ronaldo como o maior assistente da história da competição.

Lusos mostram força e abre vantagem com gol contra bizarro

Tecnicamente superior, Portugal mostrou força desde os primeiros minutos, controlando a posse de bola e tentando reduzir os riscos impostos pela Seleção Turca. Nos segundos iniciais de jogo, Cristiano Ronaldo levou perigo ao gol da Turquia, com um chute de primeira defendido por Bayindir. Os portugueses ainda teriam outras chances, novamente com Cristiano Ronaldo e com Rafael Leão, mas caberia a Bernardo Silva abrir o placar.

Em ótima jogada de Nuno Mendes e Rafael Leão, o lateral cruzou rasteiro e a zaga turca cortou nos pés de Bernardo Silva, que completou para o fundo das redes. Se faltou sorte aos defensores da Turquia no primeiro gol, faltou competência no segundo. Após erro de passe de João Cancelo, o zagueiro Akaydin não só não aproveitou o presente como fez pior: recuou errado para Bayindir que, mesmo tentando recuperar, viu a bola morrer no fundo das redes.

Depois do segundo gol português, a Turquia ensaiou uma pressão e levou perigo em algumas oportunidades. Porém, Portugal seguia superior: Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes tiveram chances de transformar a vitória em goleada antes do intervalo, mas falharam na pontaria.

CR7 faz história e portugueses passam para o mata-mata

Na volta para o segundo tempo, Portugal seguiu controlando o jogo, mas, por pouco não sofreu o primeiro gol da Turquia: Yazici experimentou de longe e obrigou boa defesa de Diogo Costa. Mas o lance não passaria de um susto momentâneo. Minutos depois, Cristiano Ronaldo colocaria seu nome novamente na história da Eurocopa.

Após lançamento de Rubén Neves, CR7 saiu cara a cara com Bayindir e rolou para Bruno Fernandes fazer o terceiro de Portugal. Com o passe, Cristiano Ronaldo se tornou o mais assistente da história da competição, com sete assistências.

Com o resultado praticamente consolidado, a Turquia decidiu ir para cima e colocou os jovens Yildiz e Guler em campo. As alterações mexeram positivamente com a equipe, que passou a ameaçar mais. Mas, apesar da boa movimentação, os meninos só tiveram oportunidades de levar algum perigo em finalizações de fora da área e cruzamentos.

Mesmo assim, Portugal seguiu com o controle da partida até o final. Além disso, ficaram marcadas as quatro invasões de campo de torcedores durante o jogo. Nada que atrapalhasse a vitória de Portugal, que carimbou seu passaporte para as oitavas de final da competição.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade