PUBLICIDADE

Saiba como funciona a janela de transferências do Campeonato Espanhol

29 jan 2020 19h39
| atualizado às 19h39
ver comentários
Publicidade

A LaLiga é uma das ligas europeias que mais movimentam a janela de transferências. Tendo times de grande poderio financeiro, como Real Madrid e Barcelona, muito fãs acompanham de perto as contratações realizadas por seus clubes. Mas como será que as negociações acontecem na prática?

Primeiramente, todo o processo acontece de forma digitalizada. Desde 2016, os clubes espanhóis utilizam um software chamado LaLiga Manager para realizar todas as negociações de jogadores. Mais de 2.000 assinaturas foram gerenciadas com o dispositivo, tornando as transações mais simples, práticas e seguras. A ferramenta online também apresenta todos os regulamentos da Fifa, Uefa e LaLiga que devem ser cumpridos, independentemente de o jogador contratado ser "livre" ou precisar pagar uma comissão/cláusula de liberação.

O Real Madrid anunciou a contratação de Reinier, ex-Flamengo (Foto: Divulgação)
O Real Madrid anunciou a contratação de Reinier, ex-Flamengo (Foto: Divulgação)
Foto: Gazeta Esportiva

Além disso, o aplicativo personalizado é de fácil utilização. Os dirigentes dos clubes podem efetuar o login de qualquer lugar, sendo orientados por um procedimento simples para inserir informações nos espaços relevantes e selecionando opções nos menus suspensos, como se estivessem usando o sistema bancário online pessoal em seu telefone.

Assim, no caso das contratações de Reinier ou Raúl De Tomás, por exemplo, quando as partes chegaram a um acordo, um oficial do Real Madrid ou do Espanyol abriu o software para comunicar todos os detalhes para a LaLiga (como os elementos da transferência e os termos do contrato do jogador, além de todos os impostos devidos). Esse processo deve ser feito caso uma equipe negocie com outro time da competição ou um clube estrangeiro e quando um atleta de um time juvenil passa para o profissional. Com isso, uma foto do jogador, no mesmo estilo do passaporte, é carregada no sistema para uso em sua licença oficial do Campeonato Espanhol.

Em seguida, um executivo da equipe de competições do torneio acessa a ferramenta para revisar toda a documentação, verificando se as informações estão corretas e todos os procedimentos foram seguidos. A liga também estuda todas as transferências para garantir a conformidade com os regulamentos de "controles econômicos" do futebol espanhol. Os clubes são obrigados a cumprir as despesas acordadas para cada temporada, operando dentro de suas possibilidades e mantendo os custos com pessoal em cerca de 50% do orçamento total.

Quando o contrato envolve dois clubes espanhóis, o time comprador também utiliza o dispositivo para verificar todos os dados inseridos pela outra parte. A equipe de competição da LaLiga analisará novamente como o acordo afeta os controles econômicos acordados. A segurança de última geração garante que todas as informações confidenciais deste canal oficial sejam preservadas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade