6 eventos ao vivo

Coutinho ainda luta para justificar transferência recorde

Barcelona desembolsou 160 milhões de euros para comprar o jogador que defendia o Liverpool

4 jan 2019
16h21
atualizado às 16h30
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Barcelona quebrou seu próprio recorde ao desembolsar 160 milhões de euros para comprar Philippe Coutinho do Liverpool, mas um ano o brasileiro tem dificuldade para ser escalado, enquanto seu ex-time prospera em sua ausência.

Coutinho, o terceiro jogador mais caro do mundo, atrás de Neymar e de Kylian Mbappé, do Paris St Germain, estreou com brilho no Barça, fazendo 10 gols em seus cinco primeiro meses e criando uma abordagem mais direta no meio-campo e uma ameaça adicional com seus chutes de longa distância impressionantes.

Philippe Coutinho em jogo do Barcelona contra o Villarreal 
 2/12/2018     REUTERS/Albert Gea
Philippe Coutinho em jogo do Barcelona contra o Villarreal 2/12/2018 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

Mas seu impacto minguou. Ele não jogou nenhuma das últimas três partidas dos líderes do Campeonato Espanhol, ficando atrás do meio-campista chileno Arturo Vidal e do atacante francês Ousmane Dembélé na ordem de escalação.

O técnico Ernesto Valverde não chegou a criticá-lo publicamente e se recusou a dizer se prefere Coutinho ou Dembélé, a segunda aquisição mais cara do clube - 105 milhões de euros.

"Está longe de ser um problema ter ambos. É uma vantagem", afirmou Valverde no mês passado.

"O técnico é pró-Barça, ele quer que o time vença".

Mas as escalações recentes de Valverde podem dar uma pista sobre sua forma de pensar.

Não houve vez para Coutinho quando Valverde escolheu uma formação incomum de 3-5-2 na surra recente de 5 x 0 no Levante, e ele tampouco selecionou o brasileiro quando usou a formação 4-3-3 de praxe nas vitórias sobre o Espanyol e o Celta Vigo.

O treinador chamou Coutinho para uma visita ao Rayo Vallecano em novembro, mas quando viu seu elenco perdendo de 2 x 1 para um dos times mais fracos da liga espanhola tirou o jogador e mais tarde colocou Dembélé, que fez um gol na vitória dramática de 3 x 2.

Nos últimos três jogos da liga Valverde continuou depositando sua fé no francês, apesar de este se encrencar por aparecer atrasado para o treino.

Veja também:

Veja atletas revelados pela Copa São Paulo de Futebol Júnior
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade