Empresa de John Textor é alvo de processo no Reino Unido e corre risco de ser fechada
Governo iniciou processo para retirada do registro comercial da Eagle Football Holdings
Governo britânico iniciou processo para retirada do registro da Eagle Football Holdings, de John Textor, devido a pendências legais e financeiras, com risco de fechamento e perda de ativos caso irregularidades não sejam resolvidas.
O governo do Reino Unido iniciou um processo para retirada do registro comercial da Eagle Football Holdings, empresa controlada por John Textor, dono do Botafogo.
O aviso tem previsão de entrega daqui a dez dias.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As razões da notificação não são informadas, já que o ofício ainda não foi finalizado, mas, segundo a imprensa internacional, o motivo mais provável é a pendência de documentações obrigatórias, que também está registrado.
A Eagle Football Holdings não cumpriu, por exemplo, com o prazo de publicação das demonstrações financeiras da empresa, que se encerrava em 30 de junho de 2024.
A partir da oficialização da notificação, Textor terá 90 dias para recorrer à remoção e cumprir com as determinações legais. Caso o governo prossiga com o cancelamento, a Eagle e seus ativos ficarão sob controle do governo britânico.
Prejuízo
No final de março, a Eagle Football Group divulgou os resultados financeiros do primeiro semestre da temporada 2024/25, com prejuízo líquido de 117 milhões de euros (cerca de R$ 762 milhões na cotação atual).
Além do prejuízo, um dos clubes controlados pela empresa encontra-se em situação delicada. Na última sexta-feira, a Federação Francesa de Futebol rejeitou os documentos enviados pelo Lyon para adquirir a licença para competições.
Segundo o jornal francês "L'Equipe", a FFF já alertou aos clubes franceses que um deles poderia substituir o Lyon em eventual classificação do clube de John Textor para uma das três competições europeias.
O time atualmente ocupa a sétima colocação, a uma posição de conseguir no mínimo uma vaga para a Liga Conferência 2025/2026. Faltam duas rodadas para o fim do Campeonato Francês.