Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Conheça o árbitro que gerou revolta e ameaça de abandono na Copa Africana

Senegal e Marrocos disputaram a final da Copa Africana e o jogo ficou marcado por polêmicas da arbitragem de Ngambo Ndala.

18 jan 2026 - 22h22
(atualizado às 22h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução / Youtube / Band / Esporte News Mundo

Neste domingo (18), Jean-Jacques Ngambo Ndala apitou a final da Copa Africana entre Senegal e Marrocos. Natural da República do Congo, o árbitro marcou um pênalti para a seleção do Marrocos após consulta ao VAR, o gerou forte revolta dos jogadores e da comissão técnica de Senegal.

Os senegaleses já haviam reclamado de um gol anulado. O pênalti desencadeou uma reação mais ríspida. Jogadores de Senegal cercaram o árbitro e, na sequência, o técnico Pape Thiaw pediu para que seus atletas deixassem o gramado em protesto contra a decisão. A partida ficou paralisada por alguns minutos.

Ngambo Ndala apitou a primeira final de sua carreira. Essa foi uma experiência única para o árbitro congolês.

Ndala foi escalado para o Mundial de Clubes de 2023. Ele foi o juiz do confronto entre Urawa Reds e León. Na ocasião, o time japonês venceu por 1 a 0 e avançou para a semifinal do torneio.

Apesar de ter apenas 38 anos, o árbitro Ngambo Ndala apitou 30 partidas da Liga dos Campeões da CAF e participou de 17 eliminatórias da Copa Africana de Nações. Dessa forma, o profissional alcançou certa experiência no ramo. Esta final foi sua terceira partida como árbitro no torneio, mas o enredo do jogo não o favoreceu após decisões questionáveis de sua parte.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade