Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Com seleção de naturalizados, Emirados Árabes disputam vaga na Copa do Mundo

A seleção conta com oito brasileiros na convocação atual

13 out 2025 - 23h09
(atualizado em 14/10/2025 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Emirados comemorando a vitória sobre Omã
Emirados comemorando a vitória sobre Omã
Foto: Divulgação/Seleção Emiradense / Esporte News Mundo

Os Emirados Árabes estão muito próximos de conquistar a vaga para a segunda Copa do Mundo de sua história. Para isso, a equipe comandada pelo romeno Cosmin Olaroiu precisa vencer o Catar nesta terça-feira (14), fora de casa. 

A seleção de 2025 é muito diferente do time emiradense que disputou a Copa do Mundo de 1990, que tinha a equipe inteiramente formada por jogadores emiradenses. No entanto, o time perdeu os três jogos que disputou e ficou na lanterna do Grupo D, que ainda tinha Alemanha Ocidental, Iugoslávia e Colômbia. 

Desde 2020, a federação do país iniciou um largo processo de naturalização de diversas nacionalidades visando à classificação para a Copa de 2022.  Ele começou com as naturalizações dos atacantes brasileiros Caio Canedo e Fábio Lima, além do centroavante argentino Sebastián Tagliabúe. 

Apesar de não ter cumprido seu objetivo inicial com a derrota para a Austrália na repescagem continental em 2022, o processo continuou neste ciclo com foco em jovens. Com isso, nomes como o do zagueiro Lucas Pimenta, o lateral Marcos Meloni e do lateral-esquerdo Erik Jorgens foram convocados nos últimos meses. 

Tanto Lucas Pimenta como Marcos Meloni não chegaram a atuar no profissional no Brasil e foram vendidos ainda na base por Botafogo e Palmeiras, respectivamente. Por outro lado, Erik foi vendido para Al Ain após ter feito apenas dois jogos pelo time principal do Internacional. 

Ao todo, sete jogadores brasileiros foram convocados para defender os Emirados Árabes na Data FIFA: Lucas Pimenta, Marcos Meloni, Erik, Fábio Lima, Caio Canedo, Caio Lucas e Bruno. 

Caio Lucas e Caio Canedo comemorando o gol da vitória da Seleção Emiradense sobre Omã
Caio Lucas e Caio Canedo comemorando o gol da vitória da Seleção Emiradense sobre Omã
Foto: Divulgação/Seleção Emiradense / Esporte News Mundo

No entanto, a seleção ainda conta com jogadores que nasceram na Argentina, Portugal e Costa do Marfim. O país do Oriente Médio tem atraído jogadores de diferentes nacionalidades por questões financeiras. A legislação emiradense diz que um cidadão precisa estar vivendo há pelo menos cinco anos no país para se naturalizar. 

Nesta terça-feira, os Emirados Árabes vão enfrentar o Catar, em Doha, no Estádio Jassim Bin Hamad, às 14h (horário de Brasília). O vencedor do confronto garante vaga para a Copa do Mundo, enquanto o perdedor vai para a repescagem intercontinental.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade