PUBLICIDADE

Chile

Brasil vence o Chile nos pênaltis e encerra jejum de 36 anos para conquistar o ouro no Pan-Americano

4 nov 2023 - 23h07
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado, o Brasil conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos ao vencer o Chile nas penalidades após empate em 1 a 1, no Estádio Sausalito, em Santiago. A Seleção saiu atrás ainda no primeiro tempo, mas buscou o empate na reta final da segunda etapa e garantiu o ouro nos pênaltis, ao vencer por 4 a 2, para encerrar jejum de 36 anos.

Foto: ( Lesley Ribeiro/CBF) / Gazeta Esportiva

Com o resultado, o Brasil volta a vencer o ouro do Pan pela primeira vez desde 1987 e se torna penta campeão do torneio. O Chile ficou com a prata e o México levou o bronze após vencer os Estados Unidos.

O jogo

Apesar de chegar na decisão com 100% de aproveitamento, os brasileiros não tiveram grandes atuações e dessa vez não foi diferente. O primeiro tempo foi de pouca criatividade e quase nenhuma presença no ataque. Do outro lado, o Chile foi superior e se impôs nos minutos finais. Depois de acertar o travessão, Damián Pizarro fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Maxi Guerrero tocar para o fundo da rede aos 42 minutos.

No segundo tempo, o Chile comandou a maior parte do jogo e chegou perto do segundo gol, mas diminuiu o ritmo nos minutos finais e viu o Brasil chegar ao empate em bola parada. Aos 38 minutos, Matheus Nascimento evitou a saída de bola após cobrança de escanteio, Arthur Chaves desviou e Ronald completou de cabeça para deixar tudo igual. Na reta final, as duas seleções criaram boas oportunidades, mas não evitaram a prorrogação.

Com os dois times visivelmente cansados, o placar não foi alterado. A Seleção teve a melhor chance no primeiro lance da prorrogação, mas parou em defesa de Cortés. O Chile também chegou pouco e a decisão foi para as penalidades.

Pênaltis

Nas cobranças, o Brasil ficou na frente quando Mycael defendeu o chute de Villagra, mas os chilenos deixaram tudo igual com defesa de Cortés em cobrança de Figueiredo. Na sequência, Matheus Miranda converteu e Clemente Montes chutou para fora. Na cobrança decisiva, o goleiro Mycael foi para a bola e convertou para garantir o ouro.

Pelo Brasil, Matheus Nascimento, Ronald, Matheus Miranda e Mycael converteram. Figueiredo desperdiçou. Do lado do Chile, Zaldivia, e Fuentes converteram. Villagra e Clemente Montes desperdiçaram.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade