Autoridades culpam superlotação por caos em Gimnasia x Boca; clube se manifesta
Nesta sexta-feira, a Aprevide (Agência de Prevenção de Violência no Esporte da Argentina) informou os fatores que levaram à confusão no duelo entre Gimnasia y Esgrima e Boca Juniors, nesta quinta, pela 23ª rodada da segunda fase do Campeonato Argentino. Segundo as autoridades, o principal motivo foi a superlotação do Estádio Juan Carmelo Zerillo, em La Plata. O caos resultou em uma morte e fez com que a partida fosse suspensa.
"Lamentavelmente perdemos uma vida, então o jogo não vai acontecer de imediato. O estádio do Gimnasia estava 100% cheio e ainda havia cerca de 10 mil pessoas do lado de fora. A partida seguia normalmente até os nove minutos. Estamos investigando se venderam ingressos a mais", disse o titular da Aprevide, Eduardo Aparicio, em entrevista à TyC Sports.
De acordo com a agência, houveram oito feridos após o ocorrido. Os registros são de intoxicação por conta do gás lacrimogênio, luxações, traumatismos por balas de borracha, feridas no couro cabeludo e ferimentos por pedrada.
A Aprevide confirmou também o falecimento de César Regueiro, de 57 anos. Ele morreu devido a uma parada cardiorrespiratória em meio a confusão.
Gimnasia se manifesta
O Gimnasia, por sua vez, se pronunciou na manhã desta sexta e negou que tenha comercializado mais ingressos do que o proposto. O clube lamentou a morte de César Regueirro e se colocou à disposição para ajudar nas investigações.
A equipe ainda repudiou o uso de "força excessiva" dos policiais para conter o tulmuto. No entanto, afirma que "cumpriu todos os protocolos estabelecidos pelos orgãos de segurança".
Comunicado oficial pic.twitter.com/wUcb7JAx80
— #Gimnasia 🐺 (@gimnasiaoficial) October 7, 2022
Em comunicado à imprensa após o caso, o prefeito da cidade de La Plata, Julio Garro, já havia inocentado o clube argentino. Ele confirmou que haviam "muitas pessoas fora do estádio", mas citou: "Os incidentes não foram culpa do Gimnasia".
Invasão do gramado e jogo a ser remarcado
O ocorrido gerou bastante confusão dentro de campo. Logo após a fumaça invadir o estádio, aos nove minutos de jogo, os jogadores foram direto para o vestiário, enquanto alguns torcedores tentaram deixar o local no mesmo instante e invadiram o gramado, o que provocou um tumulto ainda maior. O duelo, então, foi paralisado.
As ações dos policias do lado de fora do estádio chegaram até o campo e também causaram danos nos torcedores, atletas, comissões técnicas e equipe de arbitragem. A partida será remarcada pela federação argentina (AFA), mas ainda não tem previsão para acontecer.
LA LOCURA DESDE ADENTRO. La gente quería salir del estadio de Gimnasia La Plata por el gas lacrimógeno, pero las puertas seguían cerradas. pic.twitter.com/pW7U8VL0PZ
— TyC Sports (@TyCSports) October 7, 2022