0

Lateral direito Rafinha é estrela de vídeo promocional da Bundesliga

23 nov 2019
13h24
  • separator
  • 0
  • comentários

Ídolo do Flamengo, o lateral direito Rafinha deixou uma ótima imagem no futebol alemão, primeiro no Schalke 04 e principalmente com a camisa do Bayern de Munique. Desta forma, a Bundesliga (Liga Alemã de Futebol) usou todo esforço e dedicação do atleta como parte da campanha promocional para a Bundesliga Experience, evento realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Gazeta Esportiva

Rafinha relembrou as dificuldades que precisou superar no início de sua caminhada na Alemanha.  "Cheguei lá (Alemanha) e meu Deus… como vou falar essa língua? Não entendo nada.", declarou o lateral, citando também o clima como uma das grandes diferenças para o que estava habituado no Brasil. "Um frio… era verão, cheguei e estava chovendo, com vento. Verão sem sol?".

Para vencer no futebol, Rafinha precisou superar a morte do pai quando ainda integrava as categorias de base do Coritiba. "Sou de uma família muito grande. Na altura, minha mãe, juntamente com meu pai, não tinha uma situação financeira muito boa. Era difícil manter todos os filhos… Eu falo na minha mãe pois foi quem segurou o rojão, conseguiu alimentar os sete. Graças a Deus, todos meus irmãos viraram pessoas do bem.", declarou, antes de emendar: "É uma coisa que falta muito na minha vida, meu pai. Se meu pai estivesse vivo, minha carreira seria completa"

Na Alemanha. Rafinha deixou sua marca pelo Bayern de Munique, com a conquista de sete títulos da Bundesliga, 4 Copas da Alemanha, 3 Supercopas, um Mundial de Clubes e uma Champions League. Ele definiu essa passagem como um sonho realizado. "Está marcado e ninguém apaga", exaltou.

A Bundesliga já recebeu 155 brasileiros em suas partidas. O Brasil é, aliás, o primeiro no ranking entre os estrangeiros. O zagueiro Naldo, ex-Werder Bremen, Schalke e Wolfsburg, é o representante verde-amarelo com mais minutos no Campeonato Alemão - mais de 31 mil. Rafinha é um dos destaques de participações, com 266 partidas, ficando no top 10 dos estrangeiros do Bayern.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade