Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Mineiro

Publicidade

Campeonato Mineiro 2027: mudança de formato e grupos definidos

Atlético-MG e Cruzeiro serão cabeças de chave na edição do próximo ano; Início será em 6 de janeiro. Saiba detalhes

27 out 2026 - 19h54
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A FMF e os clubes definiram o novo formato do Campeonato Mineiro de 2027, que ocorrerá entre 6 de janeiro e 7 de março. A disputa terá dois grupos de seis times, com duelos entre as chaves na fase inicial. Os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final, que terão jogos de ida e volta até a final. Atlético e Cruzeiro serão os cabeças de chave. O torneio também reduziu o intervalo entre partidas para 63 horas e liberou o registro ilimitado de atletas. O Troféu Inconfidência foi mantido.
Bola do Campeonato Mineiro 2027 –
Bola do Campeonato Mineiro 2027 –
Foto: Divulgação / FMF / Jogada10

A Federação Mineira de Futebol (FMF) e os clubes participantes definiram, nesta terça-feira (27/10), os moldes de disputa do Campeonato Mineiro de 2027. A fórmula, aliás, terá mudanças. Apenas América-MG e Cruzeiro votaram pela continuidade do formato anterior da competição.

Em vez de três grupos, como era até 2025, o Campeonato Mineiro agora terá dois com seis times em cada. Na primeira fase, as equipes enfrentam as integrantes do outro grupo.

Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que serão em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final. A decisão foi por meio de sorteio, tendo Cruzeiro, atual campeão, e Atlético, atual vice-campeão, como cabeças de chave.

Bola do Campeonato Mineiro 2027 –
Bola do Campeonato Mineiro 2027 –
Foto: Divulgação / FMF / Jogada10

Com base no calendário da CBF para 2027, o Campeonato Mineiro tem datas-base entre 6 de janeiro e 7 de março (data do segundo jogo da final). Além disso, o Troféu Inconfidência segue no calendário em 2027, com a participação dos clubes que não avançarem às quartas de final e permanecerem na elite.

GRUPO A: Atlético, Pouso Alegre, North, Tombense, Betim e Villa Nova

GRUPO B: Cruzeiro, América, URT, Uberlândia, Minas do Sul (antigo Itabirito) e Democrata

Mais mudanças

Os clubes fizeram um acordo com a redução do tempo de descanso entre as partidas. Saiu de 66 horas de intervalo para 63. Os jogos também terão pausas para hidratação.

Outra decisão importante é que não haverá limite para o registro de atletas. Quanto aos cartões, os amarelos serão zerados após a primeira fase. No banco de reservas, passarão a ser permitidos oito integrantes de comissão técnica, e não mais seis.

Por fim, os representantes do Atlético-MG foram Paulo Bracks e Leonardo Barbosa. O Cruzeiro esteve com Bruno Spindel e João Pedro Silva. Henrique Saliba e João Henrique Lanza representaram o América-MG.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra