Fortaleza leva melhor em clássico contra Ceará e inicia decisão do Cearense em vantagem
Neste sábado, o Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1, em partida de ida da final do Campeonato Cearense, na Arena Castelão. Lucas Sasha e Caio Alexandre marcaram para os mandantes, enquanto Danilo Barcelos descontou para o Vozão.
Com o resultado, o Leão do Pici vai para o confronto de volta, podendo empatar para sair campeão. Caso o Ceará vença por um tento de diferença, como não há critério de gol qualificado e nem prorrogação, a decisão vai para os pênaltis.
Vale lembrar que, além de representar uma vantagem na decisão do Cearense, essa vitória é a primeira do Fortaleza em um Clássico-Rei no ano. Já haviam sido disputadas outras três partidas entre as equipes, com três triunfos para o Vozão, incluindo o confronto da semifinal da Copa do Nordeste, na última quarta-feira, o qual o Ceará venceu por 3 a 2 e eliminou o Leão do Pici da competição regional.
Antes da decisão do Estadual, entretanto, o Fortaleza enfrenta o Palestino-CHI, na estreia da fase de grupos da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão. Já o Ceará terá a semana cheia para se preparar para a partida de volta que acontece no próximo sábado, às 16h, também na Arena Castelão.
⏱️ FIMMMMMM DE JOGO NA ARENA CASTELÃO! O LEÃO VENCE O CEARÁ POR 2 X 1 NO PRIMEIRO CONFRONTO DA FINAL DO CEARENSE 2023!
⚽️ Lucas Sasha
⚽️ Caio Alexandre#VamosFortaleza #CampeonatoCearense pic.twitter.com/o1JPAWT6XJ
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 1, 2023
O Jogo
O Fortaleza começou a partida melhor. Aos 11 minutos, em cobrança de escanteio, Tomás Pochettino recebeu de Titi e chutou forte, exigindo que Richard, goleiro do Ceará, fizesse grande defesa. Aos 22, Bruno Pacheco cruzou na área e Galhardo ajeitou de peito para Lucas Sasha, que chutou cruzado, abrindo o placar na Arena Castelão.
Aos 33, Pochettino cobrou falta. A bola foi desviada e sobrou para Emanuel Brítez, que chutou para o gol, para defesa de Richard. No rebote, Lucero marcou. Entretanto, Brítez estava impedido e o tento foi anulado. Aos 40, após passe errado de Warley, a bola sobrou para Lucero que pegou mal na bola, mandando para fora.
Já no segundo tempo, aos dois minutos, Lucero cruzou para Caio Alexandre cabecear forte e ampliar a vantagem do Fortaleza.
É O CAIOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, NÃO TEM JEITO!
GOL DO HOMEM! https://t.co/XW01lSlRHT
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 1, 2023
O Ceará passou a pressionar os mandantes, buscando diminuir o prejuízo para a partida de volta. Aos 31 minutos, Chay, que entrou na segunda etapa, chutou de fora da área e a bola passou muito perto da trave de Fernando Miguel.
Já nos acréscimos, em levantamento de bola na área, Titi foi cabecear a bola e errou, fazendo com que a bola batesse em seu braço. Dessa forma, Wilton Pereira Sampaio, após revisar o lance, marcou a penalidade para a equipe de Gustavo Morínigo. Na cobrança, Danilo Barcelos, que ingressou na partida no segundo tempo, bateu forte e diminuiu para o Ceará, dando números finais à partida.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 X 1 CEARÁ
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE
Data: 1º de abril de 2023, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Cartões amarelos: Caio Alexandre e Tiago Galhardo (Fortaleza); Richardson, David Ricardo, Caíque e Arthur Rezende (Ceará)
Gols: Lucas Sasha e Caio Alexandre (Fortaleza); Danilo Barcelos (Ceará)
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Brítez e Titi; Bruno Pacheco, Lucas Sasha, Caio Alexandre (Hércules) e Pochettino (Yago Pikachu); Moisés (Calebe), Tiago Galhardo e Lucero (Romarinho).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
CEARÁ: Richard; Warley, Tiago, David Ricardo e Willian Formiga (Danilo Barcelos); Richardson (Caíque), Arthur Rezende e Guilherme Castilho (Chay); Erick (Hygor), Janderson (Luvannor) e Vitor Gabriel.
Técnico: Gustavo Morínigo