PUBLICIDADE
Logo do Ceará

Ceará

Favoritar Time

Após conquistar o Campeonato Cearense, técnico Vagner Mancini fala sobre a reconstrução do Ceará

"A equipe está no caminho certo, eu não tenho dúvida disso", declarou Mancini após o time vencer o estadual e quebrar o jejum de cinco anos

7 abr 2024 - 08h12
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Reprodução/Youtube/Ceará SC / Esporte News Mundo

No sábado (06), o Ceará voltou a vencer o Campoenato Cearense, quebrou a hegemonia do Fortaleza, que buscava o hexacampeonato, e colocou fim no jejum de cinco anos sem levantar a taça pelo estadual. Na coletiva de imprensa, depois do triunfo, o técnico Vagner Mancini falou sobre a reconstrução do alvinegro e revelou o trabalho feito para enfrentar o rival na finalíssima.

Comemoração

Durante a coletiva, o treinador foi surpreendido pelos jogadores do Vozão, que invadiram a entrevista e comemoraram com Mancini. O comandante do Ceará foi alvo do tradicional banho de água fria e a festa dos atletas também foi acompanha de gritos de "É campeão!" e outras comemorações.

Em um momento de reconstrução, além de montar um elenco do zero, Vagner Mancini assumiu a responsabilidade de recuperar a confiança do torcedor alvinegro. "Não tenha dúvidas que a gente sabia que era um título muito importante para que validasse a nossa reconstrução, do Ceará, que não começa hoje, que já tem um certo tempo, mas que vive momentos ainda de ajustes e, por isso, era importante que a gente vencesse esse estadual", declarou o comandante do Ceará.

O Ceará não chegava ao lugar mais alto do pódio desde 2018, quando conquistou o Cearense também em uma final decidida por um Clássico-Rei. Nos anos seguintes, o adversário Fortaleza chegou em todas as finais e levou a melhor em cinco oportunidades. Para barrar o hexacampeonato do tricolor, o Vozão montou uma campanha sólida, estudou o adversário nos jogos que disputou esse ano e conseguiu levar a melhor.

Ceará quebra hegemonia do Fortaleza e é campeão do Cearense

"Nós estudamos muito o Fortaleza. O Vojvoda tem muitas opções, ele pode jogar de muitas formas. Nesses dois últimos jogos, ele alterou a equipe e a forma de jogar, em relação aqueles outros dois jogos. Ele tem peças que podem deixar o time dele muito ofensivo, muito leve e peças que podem fechar um pouquinho mais, como foi o que ele optou em fazer hoje, né? Mas é uma equipe bem treinada, que tem que ser bem analisada. E eu acho que o ponto forte foi que, em cada jogo, a gente montou uma estratégia diferente, extremamente para que nós não déssemos ao nosso rival aquilo que faríamos no último jogo" , explicou Mancini sobre a estratégia adotada para a decisão do estadual.

Além do trabalho tático, de acordo com Mancini, outro ponto importante para a conquista e renovação do Ceará foi a dedicação de seus jogadores, que foram fundamentais para a decisão:

"A gente fica feliz não só por estar no caminho certo, porque um título mostra isso, como também que ele sirva de alavanca para que a gente possa, ao longo de toda a temporada, viver bons momentos. O Ceará precisa retornar à Série A, mas ele não vai retornar simplesmente pelo fato dele ser o Ceará e nem pelo título estadual. Nós temos que fazer uma ótima campanha na Série B. Nós ainda temos a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, mas esse título nos dá a possibilidade da gente sonhar com algo melhor. Porque eu vi uma equipe totalmente concentrada nos dois jogos das finais, uma equipe competitiva, que sabia muito bem aquilo que tava fazendo", apontou o técnico do Ceará.

Nesta temporada, o Ceará ainda tem muito pela frente e o desejo é voltar à elite nacional. Apesar de todo o trabalho que ainda irá desenvolver, o treinador diz confiar em sua equipe para encarar os desafios do ano de 2024 e que o ambiente construído fará diferença ao longo das competições. "Você montar uma equipe, ganhar do rival, que já tem aí vários anos de trabalho, em 90 dias de trabalho, não é fácil. Você tem que ter algo mais, não é só futebol. Você tem que ter o extra campo fortalecido, você tem que ter conceitos que são bem estabelecidos não só fora de campo, como dentro de campo também. É uma equipe que é sempre muito organizada, isso me deixa muito feliz. E, ao longo do ano, é óbvio que nós vamos ter que fazer alguns ajustes, mas a equipe está no caminho certo, eu não tenho dúvida disso", disse.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade