0

Campeonato Carioca

Paulista e Carioca com emoção: entenda decisões desta quarta

Nelson Perez/Fluminense / Divulgação
8 abr 2015
08h56
atualizado às 09h12
  • separator
  • comentários

Entre os principais campeonatos estaduais do Brasil, o Paulista e o Carioca têm os regulamentos mais lentos. As competições ficaram até sem graça depois de tantos jogos sem emoção. Porém, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), os dois estaduais terão uma série de partidas decisivas. Entenda o que será resolvido no término da 1ª fase de cada campeonato:

PAULISTA

<p>Portuguesa corre sério risco de rebaixamento para segunda divisão paulista</p>
Portuguesa corre sério risco de rebaixamento para segunda divisão paulista
Foto: Luís Moura / WPP / Gazeta Press

Ao todo, oito jogos trazem alguma definição para o campeonato, seja na briga pela classificação, seja na luta contra o rebaixamento. Apesar de sete times já estarem garantidos nas quartas de final, ainda é preciso definir alguns detalhes antes do mata-mata.

São Paulo x Portuguesa: o time tricolor está classificado, mas precisa vencer e torcer por tropeço do Palmeiras, pois assim vai superar o rival na classificação geral e ter a vantagem de jogar em casa em um possível confronto direto no futuro. Já a Portuguesa está na zona de rebaixamento e, além de vencer, precisa torcer contra Linense, Capivariano, São Bernardo e Penapolense. Pelo menos dois desses times precisam empatar ou perder.

XV de Piracicaba x Corinthians: o XV só precisa vencer para garantir a classificação. Se empatar ou perder, tem que torcer contra uma vitória do Penapolense. Já o Corinthians está classificado com a melhor campanha, mas também busca algo importante: se vencer, terá vantagem de pontos suficiente para decidir todos os mata-matas em casa até uma possível final.

Ituano x Palmeiras: o time alviverde já está classificado, mas precisa vencer para garantir que jogará em casa nas quartas de final. O Ituano não tem mais aspirações no Paulista.

Santos x Rio Claro: é uma partida que vale pouco, mas vale. O Santos já está classificado. Já o Rio Claro tem remotas chances de rebaixamento, mesmo em caso de derrota. Basta um empate para que ele afaste qualquer possibilidade de degola.

Capivariano x Ponte Preta: se vencer, o time da casa estará praticamente livre do rebaixamento - o Linense teria que vencer e tirar sete gols de saldo para superá-lo na tabela. Porém, se empatar ou perder, terá que torcer para que nem Linense nem Portuguesa pontuem.

Penapolense x São Bento: a situação do Penapolense é bizarra, pois pode tanto se classificar quanto ser rebaixado. É mais fácil avançar: basta vencer e torcer por empate ou derrota do XV de Piracicaba. Mas caso perca, tem que torcer contra São Bernardo, Capivariano, Linense e Portuguesa. Pelo menos dois desses times precisam empatar ou perder.

Red Bull x Linense: o primeiro já está classificado para as quartas de final. Mas o Linense tenta fugir da zona de rebaixamento. Se vencer, ainda precisa torcer por uma derrota de Capivariano, São Bernardo ou Penapolense. Se empatar, apenas uma derrota do Capivariano lhe salva.

São Bernardo x Marília: enquanto o Marília já está rebaixado com uma campanha ridícula, o São Bernardo luta contra a degola. Se vencer, está livre. Se empatar, tem que torcer por um tropeço do Capivariano, do Linense ou da Portuguesa.

CARIOCA

<p>O mata-mata já vai começar para o Fluminense</p>
O mata-mata já vai começar para o Fluminense
Foto: Nelson Perez / Fluminense FC/Divulgação

Com um regulamento mais simples, o Carioca chega na última rodada com sete jogos importantes. Quatro deles envolvem os times grandes. Veja quais são os jogos decisivos:

Botafogo x Macaé: o time visitante já não luta por mais nada no Campeonato Carioca (não pode nem se classificar e nem ser rebaixado). Por sua vez, o Botafogo já está garantido nas semifinais, mas, caso vença e o Flamengo perca, será campeão símbólico da fase de classificação - a Taça Guanabara. Um triunfo por dois gols de diferença permitirá ao clube alvinegro conquistar o título mesmo com empate rubro-negro.

Madureira x Fluminense: é um confronto direto na luta por uma classificação. Quem vencer estará na próxima fase, sem depender de outros resultados. Apenas o Madureira pode se classificar em caso de derrota, mas com chances remotíssimas.

Vasco x Volta Redonda: o Vasco está praticamente classificado. Vencendo ou empatando, estará na semifinal. Porém, se perder, poderá ficar fora em caso de vitória do Fluminense, mas o Madureira teria que ser derrotado por uma vantagem menor de gols que o time cruzmaltino.

Nova Iguaçu x Flamengo: o time da Gávea lidera e já está classificado, mas o Nova Iguaçu está na outra ponta da tabela. Precisa vencer e torcer contra Boavista, Cabofriense e Tigres.

Boavista x Friburguense: o Boavista tem a mesma pontuação que o Nova Iguaçu, 7, com vantagem mínima no saldo de gols. Ou seja, precisa vencer e manter essa vantagem.

Cabofriense x Bonsucesso: o Cabofriense tem dois pontos a mais que Nova Iguaçu e Boavista. Se vencer, está livre do rebaixamento. Se empatar ou perder, terá que torcer por tropeço de um dos dois para se livrar.

Tigres x Barra Mansa: o Tigres está em situação confortável na luta contra o rebaixamento. O time vai se livrar em caso de empate ou vitória. Se perder, ainda pode se safar com tropeços de Nova Iguaçu, Boavista ou Cabofriense.

Com qual treinador brasileiro você mais se parece? Com qual treinador brasileiro você mais se parece?
O futebol brasileiro é recheado de grandes personagens como técnicos. Mas com qual treinador nacional famoso da atualidade você mais se parece? Faça o teste abaixo e descubra!

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade