Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Vasco cede empate, vê Universidad ampliar série e decide vaga no Chile

24 nov 2011 - 23h45
(atualizado em 24/11/2011 às 08h33)
Compartilhar

Com um gol em cada tempo, Vasco e Universidad de Chile empataram por 1 a 1 no confronto de ida das semifinais da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Após abrir o placar com Bernardo, os brasileiros permitiram que o time visitante igualasse o marcador com Osvaldo González e prolongasse a série invicta na temporada, que já dura 29 partidas.

Com o resultado, os chilenos avançam para a final com um empate sem gols no confronto de volta, em Santiago, no próximo dia 30. O placar de 1 a 1 força a disputa de penalidades e qualquer igualdade com mais gols classifica os cariocas. Caso um clube saia vencedor, assegura automaticamente a vaga para decisão, contra Vélez Sarsfield-ARG ou LDU-EQU.

A temporada de 2011 marca o renascimento do Vasco como grande força do futebol brasileiro. Após a conquista da Copa do Brasil no primeiro semestre, a equipe de São Januário chega ao fim do ano na briga pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, sem poupar atletas em nenhuma das competições. No jogo desta quarta-feira, o técnico Cristóvão Borges escalou a equipe com força máxima, apenas desfalcada de Diego Souza, suspenso, e Éder Luís, contundido.

Campeã do torneio Apertura do Campeonato Chileno, em junho, e líder isolada da primeira fase do Clasura, com 10 pontos de vantagem para o Cobreloa, segundo colocado, a Universidad de Chile também vive a sua melhor fase na última década. Em condição mais confortável do que os vascaínos na disputa nacional, o treinador Jorge Sampaoli poupou o time titular no último fim de semana, no empate por 0 a 0 com a rival Universidad Católica.

No próximo fim de semana, Vasco e Universidad voltam a campo em seus torneios locais, respectivamente, contra Fluminense e Audax Italiano. O jogo de volta pela Copa Sul-Americana será na próxima quarta-feira, dia 30, no Estadio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago.

O jogo

No final de setembro, a Universidad de Chile calou o Rio de Janeiro ao golear o Flamengo por 4 a 0, em pleno Engenhão, no confronto de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. No retorno ao Brasil, a equipe chilena demonstrou ousadia logo aos 3min, em bela jogada de Vargas, que cortou a marcação e bateu resteiro, próximo ao gol de Fernando Prass.

Marcando a saída de bola vascaína, o time visitante se impunha e exigiu outras boas defesas do goleiro vascaíno nos minutos iniciais, até que os cariocas equilibrassem o duelo. Após boa jogada de Juninho e Allan, aos 12min, a equipe cruzmaltina começou a crescer no jogo, no início arriscando principalmente chutes de longa distância.

Mesmo quando o Vasco conseguiu manter a posse da bola, a Universidad era perigosa nos contra-ataques. Aos 19min, Dedé falhou no corte e Canales aproveitou para cruzar. Vargas dominou errado e perdeu grande oportunidade de gol.

Aos 25min, Vargas, o grande nome do time chileno, dominou contra três marcadores e achou espaço para bater, parando em grande defesa de Fernando Prass. O Vasco respondeu aos 30min, quando Elton acertou belo chute da intermediária, no travessão do ex-corintiano Jhonny Herrera.

Com fama de inseguro por sua passagem no futebol brasileiro, entre 2006 e 2007, Herrera fez boa defesa aos 31min, em uma batida de falta de Juninho. Aos 32min, porém, o arqueiro não conseguiu evitar o primeiro gol vascaíno, de Bernardo, que recebeu passe dentro da área, dominou no peito e bateu cruzado para o fundo das redes.

A desvantagem forçou uma alteração precoce na equipe visitante. Logo aos 34min, Lorenzetti demonstrou irritação ao deixar o campo para dar lugar a Matias Rodríguez. O meia argentino foi direto para o vestiário, sem cumprimentar o treinador Sampaoli e os companheiros de time.

O Vasco seguiu melhor até o intervalo, mas não converteu a superioridade em gols. Os chilenos foram para o segundo tempo dispostos a conseguirem ao menos um gol fora de casa e se lançaram ao ataque. Aos 8min, Fernando Prass teve que se esticar para fazer a defesa após pancada de Matias Rodríguez da intermediária.

Os comandados de Cristóvão Borges recuaram e tentavam jogar no erro do adversário. Mesmo sem espaços, a Universidad insistia no campo ofensivo e conseguia levar perigo. Aos 18min, Vargas bateu cruzado para defesa de Prass em dois tempos.

A torcida vascaína sentia o bom momento do time visitante e se levantava apenas em lances de classe do zagueiro Dedé, que conseguiu boas intervenções nas investidas adversárias. Já com Alecsandro em campo, no lugar de Elton, o clube cruzmaltino não conseguia criar.

Aos 33min, a Universidad chegou ao empate, contando com falha de saída de Fernando Prass. O goleiro saiu em falso em cobrança de falta e viu Osvaldo González marcar de cabeça.

O resultado parecia satisfazer os chilenos, que adotaram cautela nos minutos finais e seguraram o empate fora de casa.

Ficha técnica

VASCO 1 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE

Gols

VASCO:
Bernardo, aos 32min do primeiro tempo
UNIVERSIDAD DE CHILE:
Osvaldo González, aos 33min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Allan (Leandro), Juninho Pernambucano e Felipe (Fellipe Bastos); Bernardo e Elton (Alecsandro)

Técnico: Cristóvão Borges

UNIVERSIDAD DE CHILE: Jhonny Herrera; Osvaldo González, Marcos González e José Rojas; Charles Aránguiz (Marino), Marcelo Díaz, Gustavo Lorenzetti (Matías Rodríguez) e Eugenio Mena; Gustavo Canales, Eduardo Vargas e Francisco Castro (Acevedo)

Técnico: Jorge Sampaoli

Cartões amarelos
VASCO: Jumar e Juninho

UNIVERSIDAD DE CHILE: Mena e Osvaldo González

Árbitro
Antônio Arias (Paraguai)

Local
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Torcida lota estádio mas Vasco só empata; assista:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra