PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Parreira faz história ao disputar sua sexta Copa

19 mai 2010 - 10h46
(atualizado às 11h14)
Compartilhar

O brasileiro Carlos Alberto Parreira, técnico da África do Sul, vai bater um recorde na história das Copas do Mundo, com sua sexta participação no comando de uma seleção nessa competição, uma história iniciada na Espanha, em 1982, dirigindo o Kuwait.

Em 11 de junho, quando a África do Sul enfrentar o México na abertura da Copa, Parreira vai superar o sérvio Bora Milutinovic, que foi técnico de seleções diferentes em cinco edições do Mundial.

Campeão do mundo com o Brasil nos Estados Unidos, em 1994, quando o Brasil interrompeu uma escrita de 24 anos sem títulos, Parreira será o comandante da seleção anfitriã na primeira Copa disputada no continente africano.

Apesar de ter sido técnico do Brasil em duas Copas (além de 1994, também na Alemanha, em 2006, quando foi elimnado nas quartas de final), o balanço total de Parreira é negativo, já que inclui campanhas ruins com o Kuwait na Espanha, com os Emirados Árabes Unidos na Itália, em 1990, e com a Arábia Saudita na França, em 1998.

Agora o treinador almeja levar a África do Sul a superar pelo menos a primeira fase, o que nunca conseguiu com as três seleções estrangeiras que dirigiu, apesar de considerar que teve um bom desempenho nestes países.

"O Kuwait é um país amador no futebol e naquela época o país tinha apenas 1.000 jogadores. Mas com estes 1.000 jogadores amadores, ganhou a Copa da Ásia pela primeira vez, vencendo a Coreia na final", lembrou Parreira ao defender seu trabalho neste país.

"Também se classificou para os Jogos Olímpicos de 1980 e para o Mundial de 1982", acrescentou. "Isto foi um troféu por si só. Foi uma medalha de ouro. A mesma coisa aconteceu com os Emirados, que nunca havia se classificado para um Mundial até a minha chegada", explicou.

Parreira quer conseguir a primeira vitória em uma Copa com uma seleção que não seja o Brasil, já que teve que esperar por seu terceiro Mundial para saber o que era ganhar na competição. A primeira vitória veio na estreia da Copa de 1994, quando a Seleção Brasileira, liderada por Romário, derrotou a Rússia por 2-0.

Em 2007, Parreira aceitou o desafio de comandar a África do Sul na primeira Copa do Mundo no continente negro, mas problemas pessoais o levaram a deixar o cargo no ano seguinte, quando foi substituído pelo compatriota Joel Santana.

Os resultados ruins do sucessor, no entanto, levaram Parreira a retornar ao comando sul-africano em 2009, o que permitirá que dispute seu sexto Mundial como técnico. No entanto, já esteve presente no México, em 1970, como um dos integrantes do grupo de preparadores físicos da Seleção Brasileira comandada por Zagallo que conquistou o tricampeonato.

Com a sexta Copa, Parreira vai superar o sérvio Bora Milutinovic, que disputou cinco: México, em 1986, à frente da seleção anfitriã, Itália, em 1990 com a Costa Rica, Estados Unidos, em 1994, também com o time da casa, França, em 1998, com a Nigéria e Coreia do Sul/Japão, em 2002, com a China.

"Todos esperamos que a África do Sul faça um bom papel, mas não podemos colocar os garotos sob pressão. Mostraram na Copa das Confederações (quando perderam nas semifinais para o Brasil) que com o país por trás, torcendo, a equipe pode crescer", comentou Parreira.

Parreira busca a primeira vitória em Copa do Mundo com uma seleção que não seja a brasileira
Parreira busca a primeira vitória em Copa do Mundo com uma seleção que não seja a brasileira
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade