Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Publicidade

Milhares de torcedores levam festa e caos às ruas na África

9 jun 2010 - 08h16
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Allen Chahad
Celso Paiva
Fábio de Mello Castanho
Direto da África do Sul

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da África do Sul pediu, e a população atendeu. Nesta quarta-feira, às 12h (horário local), os sul-africanos tiraram as vuvuzelas do armário e saíram de suas casas para dar as boas-vindas ao Mundial, que começa na próxima sexta-feira, e festejaram a seleção anfitrã.

Na cidade de Johannesburgo, uma breve passagem do ônibus da delegação pelas ruas fez com que milhares de pessoas saíssem de suas casas para transmitir seu apoio. De repente, tudo virou um caos. O congestionamento ficou absurdo e o grande número de sul-africanos nas ruas ocasionou até algumas brigas com a polícia. Com vuvuzelas e buzinas, a população atendeu em massa à convocação do comitê.

A maioria dos torcedores que saiu às ruas de todo o país estava com o uniforme da seleção da África do Sul. Com danças e muita alegria, assopraram as vuvuzelas e fizeram muito barulho. Quem não estava a pé, buzinou nos carros.

"Essa é a maior demonstração de apoio publico na história do esporte professional. Hoje, estamos orgulhosos de sermos sul-africanos e assumimos o compromisso de erguermos nossas bandeiras enquanto nos preparamos para entrar nessa competição", disse o representante do CEO, Leslie Sedibe.

A campanha, que convoca a população a torcer com orgulho e paixão, atingiu toda a nação do país. Em Pretória, a maioria das empresas da cidade aderiu ao pedido e liberou os funcionários que não estavam em horário de almoço.

Nos hotéis, atendentes e recepcionistas já estavam no clima com antecedência e agitaram o café dá manhã dos hóspedes com gritos de apoio aos "Bafanas Bafanas".

"Nós sabemos que todos vocês formarão uma corrente de torcida humana para apoiar nossa Bafana Bafana e, sinceramente, agradecemos com adiantamento pelo gigantesco apoio. O time está focado no desafio de deixar a todos vocês orgulhosos e alguns de nossos jogadores passarão pela parada em Sandton para presenciar essa ocasião maravilhosa. Vocês torcedores estão encorajando nossos atletas", disse o presidente da Federação Sul-Africana de Futebol, Kirsten Nemantandani.

Graças ao forte trânsito que se formou na região de Sampton, local em que foi realizada a maior parada de Johannesburgo, os membros da Fifa tiveram problemas para se locomover à abertura oficial do congresso anual da entidade. O evento acontece em um local que fica a cerca de uma hora e meia de distância do hotel em que estão a maioria dos dirigentes.

Ao fim dos acontecimentos, o que foi visto nas ruas foi uma grande quantidade de lixo deixada pelos cidadãos sul-africanos por conta de bandeiras e jornais deixados para trás.

A abertura da Copa será realizada na próxima sexta-feira. A anfitriã joga contra o México a partida de estreia da competição, em confronto válido pelo Grupo A. Os outros dois times da chave são a seleção francesa e a uruguaia.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

População lotou as ruas da África do Sul em apoio ao time de Carlos Alberto Parreira
População lotou as ruas da África do Sul em apoio ao time de Carlos Alberto Parreira
Foto: Gallo Images / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra