PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Atacante vira intérprete de jogador "alemão" de Camarões

19 jun 2010 - 06h22
(atualizado às 06h43)
Compartilhar

Um dos problemas da estreia de Camarões na Copa do Mundo de 2010, na derrota por 1 a 0 para o Japão, pode ter sido de comunicação. Jogador que nasceu na Alemanha, mas que defende a seleção africana, Joel Job Matip não consegue falar naturalmente com os companheiros porque mal sabe o francês. Assim, quem está ajudando o volante é o outro "alemão" da equipe, o atacante Eric-Maxim Choupo-Moting.

Matip, atleta do Schalke 04 convocado pela primeira vez em março passado, e Choupo-Moting, que defende o Hamburgo e começou a ser chamado em maio, são os dois "reforços" de última hora do técnico Paul Le Guen para o Mundial. Ambos nasceram na Alemanha, porém têm origens camaronesas e optaram por defender a equipe de Samuel Eto'o.

Embora seja filho do ex-jogador de Camarões Jean Matip, Joel Job não fala francês, uma das línguas oficiais da nação africana - a outra é o inglês. Assim, tem precisado da ajuda de Choupo-Moting Matip, que faz as vezes de intérprete para o colega, traduzindo as frases para o alemão. A informação foi confirmada pela assessoria da seleção ao site Camfoot.

Mesmo recém-chegados à equipe comandada por Le Guen, o volante e o atacante foram escalados como titulares na última segunda, quando foram derrotados pelo Japão. Às 15h30 (de Brasília) de sábado, os camaroneses buscam a recuperação contra a Dinamarca para manter as chances de classificação à segunda fase do Mundial.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Titular contra o Japão, Matip nasceu na Alemanha e não sabe falar francês, língua oficial camaronesa
Titular contra o Japão, Matip nasceu na Alemanha e não sabe falar francês, língua oficial camaronesa
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade