PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Argentina evoca 1986 para sair da fila de 24 anos

12 jun 2010 - 08h25
(atualizado às 08h31)
Compartilhar

Fábio de Mello Castanho
Direto de Johannesburgo

Conhecida pelo culto ao passado, simbolizado pelos funerais polêmicos e suntuosos de ídolos e heróis, a Argentina inicia a campanha na Copa do Mundo da África do Sul neste sábado, contra a Nigéria, respeitando a sua melhor tradição saudosista. A inspiração vem da Copa de 1986, última conquistada pelo país.

A começar pelo banco de reservas. Maradona, craque daquela campanha, tem dois escudeiros também campeões. Atual coordenador da comissão técnica, Carlos Bilardo era o treinador em 1986. E Ruggeri, amigo e homem de confiança de Maradona, será uma espécie de conselheiro dentro do grupo.

Dentro de campo, Messi tentará fazer o que Maradona fez em 1986: ser o ponto de desequilíbrio de um time consistente, mas que não goza de tanta confiança devido à instabilidade que apresenta. A Argentina só conseguiu a vaga na última rodada das Eliminatórias.

Messi chega ao Mundial como o melhor do mundo, posto que era de Maradona na última conquista. Na Copa anterior, ambos tiveram estreias apagadas. "Tomara que ele repita 1986 e possa ser o melhor de todos os tempos", disse o técnico.

Um título colocaria fim a uma fila incômoda, que teve início com a derrota para a Alemanha na final de 1990. Quatro anos mais tarde, caiu nas oitavas para a Romênia. Em 1998 e 2006 as quartas foram o limite, com derrotas para Holanda e Alemanha. Em 2002, vexame e eliminação na primeira fase.

Nestes 24 anos de fila (se contados desde a conquista de 1986), a Argentina ainda teve que ver o seu maior rival, o Brasil ser campeão por duas vezes. Mais quatro anos na fila deixariam os argentinos em desespero, já que a próxima Copa terá pai vizinho como sede.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Maradona esteve presente no último título mundial da Argentina, na Copa do México, em 1986
Maradona esteve presente no último título mundial da Argentina, na Copa do México, em 1986
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade