Resumo do dia: quinta de Copa tem rival definido do Brasil, recorde de gols e treinador surtado
Confrontos do mata-mata começam a ganhar definição com o decorrer da terceira rodada da fase de grupos
Um dia após garantir a vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira conheceu, nesta quinta-feira, 25, seu adversário na fase de 16 avos de final do torneio: a equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrentará o Japão, que conquistou a vaga após empatar com a Suécia.
- Você já nos segue nas redes sociais? O Terra Esportes está presente no Tiktok, no Youtube e no Instagram. Tudo para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
A fase de grupos do Mundial manteve o ritmo acelerado da última quarta-feira, 24, com seis partidas divididas em três horários: nos jogos das 17h, a Costa do Marfim celebrou sua primeira classificação a um mata-mata de Copa ao vencer Curaçao por 2 a 0.
No mesmo horário, o Equador venceu a Alemanha de virada, por 2 a 1, e garantiu a classificação à próxima fase do torneio como uma das oito melhores seleções na terceira colocação. No Grupo E, apenas os curaçauenses ficaram fora da fase de 16 avos de final.
Pouco depois, às 20h, houve a turbulenta disputa pela classificação no Grupo F, de onde saiu o rival do Brasil na próxima fase. Sem surpresas, a Holanda despachou a Tunísia por 3 a 1, enquanto Japão e Suécia empataram em 1 a 1.
Nos últimos jogos desta quinta-feira, a já classificada seleção dos Estados Unidos correu e brigou, mas acabou perdendo de virada por 3 a 2 para a Turquia. Pelo mesmo Grupo D, Paraguai e Austrália empataram por 0 a 0: australianos se classificaram na vice-liderança, enquanto o Paraguai aguarda a definição das oito melhores seleções na terceira colocação de seus grupos.
Virada e treinador 'surtado'
O Equador entrou em campo nesta quinta-feira com uma missão: vencer o 'bicho-papão' do Grupo E, a seleção da Alemanha. Mas, logo aos 2 minutos de jogo, Sané molhou o chope da equipe sul-americana ao abrir o placar. Aos 9 minutos, Angulo respondeu com um golaço de fora da área.
O empate persistiu até os 32 minutos do segundo tempo quando Gonzalo Plata recebeu escanteio na medida e, praticamente debaixo da trave de Manuel Neuer, deu um toque para desviar do goleiro alemão e virar o placar.
A virada 'enlouqueceu' o treinador Sebástian Beccacece, que vibrou muito com sua comissão técnica e chegou a escalar a arquibancada do MetLife Stadium para comemorar com a torcida equatoriana.
Classificação inédita
Enquanto o Equador vibrava com a virada sobre a Alemanha, a Costa do Marfim confirmou o favoritismo contra a Seleção de Curaçao e levou a vitória por 2 a 0, com dois gols de Nicolas Pépé.
Em sua quarta participação em uma Copa do Mundo, esta é a primeira vez que a equipe africana avança para o mata-mata. Nas três edições anteriores em que participou, entre 2006 e 2014, ficou pela fase de grupos.
Alex Escobar abandona cobertura da Copa
O jornalista Alex Escobar anunciou que deixará a cobertura da Copa do Mundo após o mal-estar que sofreu durante uma participação ao vivo na programação da Globo. O apresentador afirmou que, apesar de os exames realizados nos Estados Unidos não terem identificado nenhum problema grave, decidiu interromper o trabalho por não se sentir seguro para continuar.
"Embora nada de grave tenha sido descoberto nos exames que fiz aqui nos States, não me sinto seguro para seguir. Passei esses dias pensando, avaliando, conversando com os colegas da Globo, família e o melhor a fazer agora é parar e resolver o B.O. Claro que fica uma frustração, estava me divertindo muito, mas estou bem. Obrigado pelo carinho! Vou atualizando a situação por aqui", escreveu.
E aí, não vai voltar?
A estreia da árbitra mexicana Katia Itzel García na Copa ficou marcada por uma situação inusitada durante o jogo entre Tunísia e Holanda. Logo após autorizar o reinício do segundo tempo, a juíza precisou interromper novamente o confronto ao notar a ausência de um dos jogadores da seleção tunisiana.
O meio-campista Ellyes Skhiri, camisa 17 da Tunísia, ainda permanecia no vestiário quando a bola voltou a rolar. Ao identificar que a equipe estava com apenas dez atletas em campo, Katia Itzel García paralisou imediatamente a partida e aguardou o retorno do jogador para reiniciar o duelo dentro da normalidade.
Japão encara o Brasil após empate 'de compadres'
A grande confusão desta quinta de Copa ficou pela definição do Grupo F: antes de a bola rolar, Holanda e Japão empatavam na liderança, com 4 pontos, a Suécia ocupava a 3ª colocação, com 3, e a Tunísia seguia na lanterna, sem pontuar.
O Japão só abriu o placar no segundo tempo, com Maeda e, por um breve momento, japoneses e holandeses empataram em pontos e em saldo de gol, ou seja, qualquer bola na rede, para qualquer lado, já poderia mudar o destino das equipes na Copa do Mundo.
Mas isso não durou muito, já que aos 17 minutos da segunda etapa, Elanga empatou para a Suécia e tirou a equipe japonesa da cola da Holanda. Sem poder de reação, a partida terminou em 1 a 1 e o Japão confirmou a classificação na vice-liderança da chave, com 5 pontos.
Recorde de gols
A Copa do Mundo de 2026 já é a edição com mais gols na história em números absolutos. A marca foi batida por Trusty, dos EUA, contra a Turquia, que foi o tento de número 173 do Mundial e levou a superar o recorde que, até então, era da Copa de 2022.
No Catar, foram 172 gols em 64 jogos. Já na Copa deste ano, já são 177 gols em apenas 60 jogos. O recorde caiu antes mesmo do torneio chegar aos 64 jogos do formato antigo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.