Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo da Fifa 2026

Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Lisandro Martínez: quem é o zagueiro da Argentina que já criticou Milei e outros governantes

Jogador tem 28 anos e atua como zagueiro no Manchester United; ele fez parte do elenco argentino que foi campeão da Copa do Mundo de 2022

18 jul 2026 - 13h09
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Lisandro Martínez, zagueiro da Argentina
Lisandro Martínez, zagueiro da Argentina
Foto: Reprodução/Instagram/@lisandromartinez

O zagueiro da Argentina e campeão do mundo, Lisandro Martínez, já repercutiu mais de uma vez na imprensa argentina por criticar presidentes do país.

Nascido em Gualeguay, na Argentina, Martínez tem 28 anos. Atualmente, ele atua como zagueiro no Manchester United, clube da Inglaterra. O atleta fez parte do elenco argentino que foi campeão da Copa do Mundo de 2022.

Martínez começou a carreira jogando em clubes locais e já defendeu o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Ajax, da Holanda, antes de chegar ao United em julho de 2022.

Pela seleção nacional, o zagueiro foi convocado pela primeira vez em 2019. O atleta também esteve na lista dos 28 convocados para a Copa América de 2021, na qual a Argentina sagrou-se campeã ao bater o Brasil por 1 a 0 na final. Com a seleção, ele ainda foi campeão do mesmo torneio em 2024.

Críticas a governantes

Em 2019, Martínez se posicionou contra o então presidente da Argentina, Mauricio Macri, após o político tentar usar a imagem de José de San Martín, figura central da independência da Argentina, para promover sua imagem política. Nas redes sociais, o jogador falou em "falta de seriedade" do presidente e defendeu seu direito de se posicionar.

"Falo de política porque quero e posso, vivemos em democracia e a minha realidade não tem absolutamente nada a ver com a realidade que a maioria da população argentina está vivendo. Tenho empatia e me informo, é o meu ponto de vista. Minha família ainda vive lá, é por eles e por todos que desejo de coração que à Argentina lhe corra bem e esteja em mãos de gente capaz", disse na ocasião.

O atleta também já fez críticas a Javier Milei, atual presidente da Argentina, em 2025. Na ocasião, o governo anunciou uma série de cortes de gastos do setor de aposentados e as medidas levaram a população às ruas. Após as ações de repressão aos manifestantes, Martínez publicou um vídeo dos protestos e escreveu: "Que revoltante e vergonhoso que estejam tratando os aposentados dessa forma".

Durante a Copa do Mundo atual, o zagueiro ainda foi alvo de fake news política. Depois da vitória da Argentina sobre Cabo Verde, na segunda fase do torneio, começaram a circular imagens de Martínez mostrando uma camiseta com o rosto estampado da ex-presidente Cristina Kirchner, em prisão domiciliar desde 2025. A imagem foi gerada por inteligência artificial.

A Argentina está na final do Mundial e enfrenta a Espanha neste domingo, 19, às 16h (pelo horário de Brasília), no Estádio de Nova Jersey.

🏆 Participe do Bolão do Terra
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra