Neymar faz balanço de 1º ano no Barça: "aprendizado"
Há pouco mais de dez meses, Neymar deixava o Brasil para atuar por um clube europeu pela primeira vez na carreira. Logo de cara, mudou-se para o clube mais vitorioso do mundo. De lá para cá, a camisa do Barcelona chegou a pesar em alguns momentos, mas o camisa 11 aos poucos mostrou ter se adaptado à nova equipe. Apesar temporada sem títulos, o craque brasileiro faz balanço positivo deste primeiro ano na Europa.
"Foi uma temporada de aprendizado, mas também de grandes avanços. Tenho aprendido muito com a direção do clube e com jogadores sensacionais que admiro", disse à revista Glamour.
A chegada do ex-santista à Catalunha coincidiu com o fim de um ciclo histórico. A contratação de Neymar fez parte dos primeiros passos de uma reformulação mal planejada que acabou durando toda a temporada e culminou em nenhuma taça conquistada. O desempenho gerou revolta na torcida blaugrana e críticas na imprensa espanhola, mas o atacante recém-chegado muitas vezes acabou poupado. A final da Copa do Rei foi exemplo: o time jogou mal e acabou perdendo o título para o Real Madrid, mas Neymar foi exaltado por ter sido o único a "buscar o jogo" pelo lado do Barça.
Agora, porém, ele foca somente na Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo a partir do dia 12 de junho. "Temos jogadores qualificados e preparados para vestir a camisa da Seleção. Estou ansioso para participar da Copa do Mundo, é um motivo de enorme orgulho e alegria. Existe e foram criadas certas expectativas com alguns jogadores, mas no meu caso sempre convivi com esse tipo de pressão", finalizou o atacante, que é a grande esperança de gols do time canarinho na busca pelo hexacampeonato.