PUBLICIDADE

Manifestantes são contidos por cavalaria da Polícia em protesto em Brasília

15 jun 2013 14h11
| atualizado em 16/6/2013 às 16h27
ver comentários
Publicidade
<p>Momento de tensão ocorreu quando manifestantes encararam tropa da polícia</p>
Momento de tensão ocorreu quando manifestantes encararam tropa da polícia
Foto: Celso Junior / Terra

A ação da cavalaria da Polícia Militar impediu que manifestantes dessem a volta no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tarde deste sábado. O grupo se reuniu na arena que, às 16h, recebe a estreia da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, para protestar contra o alto investimento público feito na organização do evento e construção de estádios.

Por volta das 13h30, os manifestantes deixaram o local de concentração, próximo a uma das entradas do Estádio Mané Garrincha, e tentaram dar a volta na construção. Antes impedidos pela Tropa de Choque, desta vez foram contidos pela cavalaria da polícia, que se colocou no caminho fazendo uma espécie de cordão de isolamento.

Veja relato de manifestante no estádio do jogo do Brasil:

Houve momento de tensão quando os manifestantes uniram os braços e encararam os policiais a cavalo. No entanto, não houve confronto – entre gritos de protesto, um dos mais usados foi “sem violência”. Com o fracasso em circundar o estádio, o grupo retornou ao local inicial, reforçado por percursionistas, responsáveis por embalar os cantos com batucada.

Por volta das 11h deste sábado, aproximadamente 2 mil pessoas iniciaram um protesto na avenida Eixo Monumental, que corta a cidade de leste a oeste, e fecharam uma das principais vias da capital federal. Mobilizados pelas redes sociais nos últimos dias, deram início a uma caminhada de cerca de 2 quilômetros, chegando ao Estádio Mané Garrincha.

O governo do Distrito Federal divulgou uma nota afirmando que a segurança de todo Estado estará "garantida" durante a competição. Segundo a nota, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) reúne 25 órgãos, como as polícias e agências de fiscalização, e a Secretaria de Segurança Pública, que monitora a segurança de brasilienses e turistas 24 horas.

"Temos aqui representantes com poder decisório de 25 órgãos, o que garantirá uma respostas eficaz em tempo real caso ocorra qualquer problema", explicou Victor Nunes Feitosa Campos, delegado da Polícia Federal, e coordenador o centro.

<p>Cavalaria interrompeu caminhada dos manifestantes</p>
Cavalaria interrompeu caminhada dos manifestantes
Foto: Celso Paiva Junior / Terra

"A polícia fez uso progressivo da força desde as primeiras horas da manifestação, garantindo atuação pacífica e o controle absoluto do movimento. Não será permitida a perturbação da ordem pública e nem qualquer tipo de ameaça à realização do jogo e ao público participante dessa grande festa para o Distrito Federal. Dessa forma, os torcedores que se encaminham ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha têm o acesso garantido normalmente", disse, em nota o governo do DF.

A Copa das Confederações tem início na tarde deste sábado, com o jogo entre Brasil e Japão, que será disputado às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional mané Garrincha.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Colaborou com esta notícia o internauta Rodrigo Araujo, de Brasília (DF), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade