PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Craques e torcedores

Com piada e relíquias, Museu do Futebol expõe as 20 Copas

Mostra reúne desde a camisa azul que Didi vestiu na final de 1958 a uma réplica da Taça Jules Rimet

14 jun 2014 - 09h00
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A exposição "Brasil 20 Copas" reúne o acervo do museu referente aos mundiais. Parte desse material fica exposto permanentemente na Sala das Copas do Mundo</p>
A exposição "Brasil 20 Copas" reúne o acervo do museu referente aos mundiais. Parte desse material fica exposto permanentemente na Sala das Copas do Mundo
Foto: Divulgação

Depois de 64 anos, a Copa do Mundo está de volta ao país mais vitorioso do futebol. Mas você já parou para pensar porque o Brasil é tão bem-sucedido neste esporte? Esta é a reflexão que a exposição “Brasil 20 Copas” propõe aos visitantes do Museu do Futebol, em São Paulo.

Logo no começo da mostra, o visitante se depara com 20 traves, que contam uma história não-oficial e bem humorada dos mundiais. Entre as brincadeiras está a justificativa para o Brasil ter perdido a Copa de 1930: foram 13 participantes, e Zagallo ainda não havia nascido.

Mas a exposição não é feita só de piadas. Ela também reúne algumas importantes relíquias, como a camisa azul que Didi vestiu na final da Copa de 1958, uma réplica da Taça Jules Rimet (a única feita diretamente da original, que foi roubada e derretida em 1983), e as bolas das decisões de 1958 e 1962.

Além disso, a mostra traz um filme de 12 minutos que reconta a trajetória brasileira em todas as Copas. Entre os entrevistados que aparecem no vídeo estão Gérson, que participou das Copas de 1966 e 1970; Edu, jogador da Seleção de 1970; Alemão, que disputou os mundiais de 1986 e 1990; e Pepe, um dos campeões de 1958. Para completar, até o dia 13 de julho, o Museu do Futebol funcionará em horário estendido, até as 22h, e contará com uma iluminação especial para receber os visitantes noturnos.

“O Museu já apresenta a história de todas as Copas. O que buscamos nessa exposição foi fugir do óbvio. Vamos surpreender a todos os visitantes” afirma Luiz Bloch, diretor executivo da IDBrasil, entidade gestora do Museu do Futebol.  “Nessa mostra, os visitantes descobrirão porque ganhar a taça, para nós brasileiros, é totalmente diferente do que para o resto do mundo. Será uma viagem pelas 20 Copas, com a certeza de que o futebol é mesmo misterioso, ilógico e, por vezes, absurdo”, completa Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do espaço.

O Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, s/n, São Paulo. O ingresso custa R$ 6, com direito a meia-entrada para estudantes, idosos e professores. A entrada é gratuita às quintas-feiras e, até o dia 13 de julho, também aos sábados.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Publicidade
Publicidade