PUBLICIDADE

Nove times e duas vagas; veja cenário para acesso na Série B

18 nov 2014 08h48
| atualizado às 10h50
ver comentários
Publicidade

Esta é a melhor Série B de todos os tempos? Talvez sim. A apenas três rodadas do fim da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, simplesmente nove equipes possuem chances de subir à elite nacional ao fim da temporada. Por outro lado, seis lutam para não cair. Neste momento, com exceção dos já rebaixados Vila Nova e Portuguesa, além do Luverdense, todos os times brigam por alguma coisa na Série B.

Joinville e Ponte Preta já estão matematicamente na Série A do ano que vem. Porém, lutam ponto a ponto pelo título. O Vasco? Apesar de já não ter mais chances de erguer a taça, está quase na primeira divisão de 2015. A briga mais ferrenha pelo acesso, então, será pela última vaga. Neste momento, ela ficaria com o Ceará, quarto colocado.

Contudo, somente dois pontos separam a equipe alvinegra do nono melhor posicionado, Santa Cruz. Entre eles, Boa Esporte, Atlético-GO, Avaí e América-MG ainda têm boas chances de encerrar a Série B no G-4. Mais abaixo, Sampaio Corrêa e Náutico também podem subir, mas terão que fazer mais contas.

No desespero para fugir da degola, há seis times querendo escapar de duas guilhotinas. Portuguesa e Vila Nova já estão matematicamente na Série C de 2015, mas Icasa, América-RN, Oeste, Bragantino e ABC buscam espantar o fantasma do rebaixamento. Mais acima, o Paraná tem chance de cair, mas possui situação mais tranquila. O Luverdense não pode nem mais subir e nem mais ser rebaixado.

Entenda, abaixo, o cenário de cada um dos 20 times nas três últimas rodadas da Série B:

Joinville (1º colocado – 69 pontos)

O time catarinense já garantiu acesso à Série A e, neste momento, trava dura batalha com a Ponte Preta pelo título da segunda divisão do futebol brasileiro. Os comandados de Hemerson Maria venceram exatamente a equipe campineira na última rodada e estão em fase espetacular: não perdem há oito partidas e já enfileiraram sete triunfos consecutivos. O Joinville ainda não poderá ser campeão na rodada que vem, mas, dependendo dos resultados, pode confirmar a conquista da taça com um jogo de antecedência.

Sequência do Joinville até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Boa Esporte Fora 5º colocado Luta por acesso
37ª rodada Luverdense Casa 12º colocado Não briga por nada
38ª rodada Oeste Fora 16º colocado Luta contra rebaixamento

 

Ponte Preta (2º colocada – 67 pontos)

Também já confirmada na elite do ano que vem, a equipe paulista perdeu a liderança da Série B neste fim de semana e, para tentar reconquistá-la, terá tabela relativamente simples. Além de jogar duas vezes em casa nos próximos três jogos, não enfrentará nenhum time acima da oitava posição. Antes de caírem para o Joinville em Santa Catarina neste sábado, os comandados de Guto Ferreira vinham de 13 partidas de invencibilidade e dez vitórias neste período.

Sequência da Ponte Preta até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada América-RN Casa 17º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada América-MG Casa 8º colocado Luta por acesso
38ª rodada Náutico Fora 11º colocado Sonha com acesso

 

Vasco (3º colocado – 59 pontos – 97% de chance de subir)

Dentre as equipes que ainda lutam para estar na Série A em 2015, o Vasco é a que tem a situação mais confortável. Restando apenas nove pontos em jogo, o time cruzmaltino tem seis de vantagem para o atual quinto colocado, Boa Esporte. Por isso, se quiser subir na próxima rodada, precisará terminá-la pelo menos sete tentos acima do clube que estiver em tal posto ao fim dos jogos (veja combinações na tabela abaiaxo). Nas contas mais simples, quatro pontos (uma vitória e um empate) nas próximas três rodadas colocarão o Vasco na elite de 2015 independente de outros resultados.

Combinações que farão o Vasco voltar à Série A do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira
Vasco vence o Vila Nova

No máximo um dos 4 resultados abaixo pode acontecer:

- Ceará vencer o ABC fora de casa;
- Boa vencer o Joinville em casa;
- Atlético-GO vencer o Bragantino em casa;
- Avaí vencer a Portuguesa em casa. 

Vasco empata com o Vila Nova

Todos os resultados abaixo precisam acontecer:

- Ceará perder para o ABC fora de casa;
- Boa perder para o Joinville em casa;
- Atlético-GO perder para o Bragantino em casa;
- Avaí perder para a Portuguesa em casa;
- América-MG no máximo empatar com o Luverdense fora de casa;
- Santa Cruz no máximo empatar com o Sampaio Corrêa em casa.

 

Sequência do Vasco até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Vila Nova Casa 19º colocado Rebaixado
37ª rodada Icasa Casa 18º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Avaí Fora 7º colocado Luta por acesso

 

Ceará (4º colocado – 54 pontos – 22% de chance de subir)

O time alvinegro precisa, no mínimo, sustentar até a 38ª rodada o valioso ponto que possui de diferença em relação aos seus outros sete concorrentes para conseguir o acesso. O Ceará, porém, não vive bom momento, já que venceu apenas um de seus últimos cinco jogos. Como esperança, há a tabela relativamente simples que possui pela frente: além de não ter nenhum confronto direto, enfrenta uma equipe já rebaixada, uma que luta contra a degola e outra que não tem mais o que fazer na atual edição da Série B. O ruim? Apenas um destes três jogos acontecerá na casa cearense.

Sequência do Ceará até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada ABC Fora 14º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada Portuguesa Casa 20ª colocada Rebaixado
38ª rodada Luverdense Fora 12º colocado Não briga por nada

 

Boa Esporte (5º colocado – 53 pontos – 26% de chance de subir)

Apesar de estar atrás do Ceará na tabela de classificação, a equipe mineira possui mais chances de acesso que os nordestinos. O motivo? A tabela. O Boa Esporte faz dois de seus três próximos jogos dentro de casa e, ainda por cima, enfrenta duas equipes que estão na parte de baixo da tábua de posicionados. O outro jogo será contra o Joinville, time que já se garantiu matematicamente na primeira divisão de 2015, mas que ainda luta pelo título ponto a ponto com a Ponte Preta. O Boa Esporte se recuperou de uma sequência de quatro derrotas entre as 26ª e 30ª rodada e, de lá para cá, emendou quatro vitórias em seis jogos. O momento é bom.

Sequência do Boa Esporte até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Joinville Casa 1º colocado Luta por título
37ª rodada Oeste Casa 16º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Icasa Fora 18º colocado Luta contra rebaixamento

 

Atlético-GO (6º colocado – 53 pontos – 22% de chance de subir)

O time goiano tem exatamente a mesma chance matemática de subir que o Ceará. Apesar de não vencer há dois jogos, o Atlético-GO arrancou no segundo turno da Série B e se colocou como um dos fortes candidatos ao acesso. Sob o comando de Wagner Lopes, a equipe do Centro-Oeste brasileiro chegou a ficar nove partidas invicta (entre as 26ª e 34ª rodadas), sendo que, neste período, venceu cinco duelos consecutivos. A tabela dos goianos? É mais complicada. Além de duelar contra um time que está na zona de rebaixamento, fará dois confrontos diretos nas duas últimas rodadas. Haverá emoção, hein?

Sequência do Atlético-GO até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Bragantino Casa 15º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada Sampaio Corrêa Fora 10º colocado Sonha com acesso
38ª rodada Santa Cruz Casa 9º colocado Luta por acesso

 

Avaí (7º colocado – 53 pontos – 16% de chance de subir)

Antigo líder e ocupante praticamente fixo do G-4 da Série B, o time catarinense é considerado um dos principais responsáveis por ainda haver (muita) disputa pelo acesso. O Avaí viu seu excelente desempenho ruir na reta final da segunda divisão nacional. Além de não vencer há seis jogos, o time da Ressacada conquistou apenas duas vitórias nas últimas 12 partidas e, neste período, emendou quatro derrotas consecutivas. Um verdadeiro desastre. Para piorar, o Avaí terá pela frente mais dois confrontos diretos nas últimas três rodadas da Série B.

Sequência do Avaí até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Portuguesa Casa 20ª colocada Rebaixada
37ª rodada Santa Cruz Fora 9º colocado Luta por acesso
38ª rodada Vasco Casa 3º colocado Luta por acesso

 

América-MG (8º colocado – 52 pontos – 7% de chance de subir)

Depois de ter perdido seis pontos nos tribunais quando ocupava a parte de cima da tabela de classificação, é praticamente um milagre ver o time mineiro chegando à reta final da Série B do Campeonato Brasileiro com boas chances de acesso. Depois de uma fase irregular na metade da competição, o América-MG está em fase mais confiável (perdeu apenas um dos últimos 12 jogos), mas tem uma tabela complicada pela frente. Além de jogar duas vezes fora de casa, enfrentará uma equipe que luta pelo título e outra que ainda sonha com uma vaga à Série A.

Sequência do América-MG até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Santa Cruz Fora 9º colocado Luta por acesso
37ª rodada Ponte Preta Fora 2ª colocada Luta por título
38ª rodada Sampaio Corrêa Casa 10º colocado Sonha com acesso

 

Santa Cruz (9º colocado – 52 pontos – 9% de chance de subir)

O time tricolor é um dos que mais possui motivos para lamentar. Sem vencer há três jogos, poderia estar em situação muito mais cômoda neste momento. Antes desta sequência negativa, chegou a emendar sete partidas de invencibilidade, tendo enfileirado quatro triunfos consecutivos, o que o fez surgir como grande candidato ao acesso. Com isso, o fato de ter simplesmente três confrontos diretos nas rodadas finais da Série B pode ajudar o Santa Cruz, que terá a chance de jogar dois deles em casa e, assim, tentar tirar o prejuízo para seus concorrentes.

Sequência do Santa Cruz até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Sampaio Corrêa Casa 10º colocado Sonha com acesso
37ª rodada Avaí Casa  colocado Luta por acesso
38ª rodada Atlético-GO Fora 6º colocado Luta por acesso

 

Sampaio Corrêa (10º colocado – 50 pontos – 1% de chance de subir)

Vir da Série C e, no ano seguinte, já chegar à reta final da segunda divisão nacional com chances de subir à elite. O feito do Sampaio Corrêa é admirável e, por isso, já deve ser comemorado pela torcida maranhense. O time possui chances apenas remotas de acesso e precisa desbancar no mínimo seis concorrentes para conquistá-lo. Para manter a chama acessa, porém, terá a oportunidade de fazer jogos contra três equipes que estão à sua frente nas próximas rodadas. Se o desempenho for bom, qual seria o motivo para não acreditar?

Sequência do Sampaio Corrêa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Santa Cruz Fora 9º colocado Luta por acesso
37ª rodada Atlético-GO Casa 6º colocado Luta por acesso
38ª rodada América-MG Fora 8º colocado Luta por acesso

 

Náutico (11º colocado – 49 pontos – 1% de chance de subir)

O time pernambucano afastou qualquer possibilidade de rebaixamento e, agora, pode olhar para cima. Há chance de acesso? Sim. Mais ele seria praticamente um milagre. O Náutico precisaria vencer seus próximos três jogos e, além disto, torcer por uma combinação extremamente improvável de resultados dos seus sete principais concorrentes. A equipe alvirrubra jogará duas vezes fora de casa e uma na Arena Pernambuco.

Sequência do Náutico até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Oeste Fora 16º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada América-RN Fora 17º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Ponte Preta Casa 2ª colocada Luta por título

 

Luverdense (12º colocado – 46 pontos)

De boa. Assim está a equipe mato-grossense, que não tem mais chances nem de subir à primeira divisão nacional e nem de ser rebaixada à Série C. Assim, terá três jogos para cumprir tabela e, também, para ser o chamado fiel da balança, já que duela com dois times que lutam pelo acesso e com outro que ainda briga pelo título.

Sequência da Luverdense até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada América-MG Casa 8º colocado Luta por acesso
37ª rodada Joinville Fora 1º colocado Luta por título
38ª rodada Ceará Casa 4º colocado Luta por acesso

 

Paraná (13º colocado – 44 pontos – 11% de chance de cair)

A equipe tricolor está a dois pontos de atingir a numeração considerada suficiente para se considerar livre do rebaixamento. E qual a razão de o risco de queda ser considerável? Os últimos três jogos dos paranistas na Série B serão, todos, contra times que também lutam para escapar da degola. Para tornar ainda mais emocionante a briga do Paraná por esses dois pontos, apenas a última partida acontecerá dentro de casa. 

Sequência do Paraná até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Icasa Fora 18º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada Bragantino Fora 15º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada América-RN Casa 17º colocado Luta contra rebaixamento

 

ABC (14º colocado – 42 pontos – 9% de chance de cair)

O ABC precisa de um empate e uma vitória nos próximos três jogos para atingir os tão sonhados 46 pontos que são considerados suficientes para a permanência na Série B. Para isso, o time potiguar, que venceu somente quatro de seus últimos 15 jogos, terá a oportunidade de duelar duas vezes dentro de seus domínios. A última delas será um confronto direto.

Sequência do ABC até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Ceará Casa 4º colocado Luta por acesso
37ª rodada Vila Nova Fora 19º colocado Rebaixado
38ª rodada Bragantino Casa 15º colocado Luta contra rebaixamento

 

Bragantino (15º colocado – 42 pontos – 21% de chance de cair)

A equipe de Bragança Paulista tem o mesmo número de pontos e de vitórias do ABC, mas mais chances de rebaixamento. Por quê? Por causa da difícil tabela que terá pela frente. Também precisando de quatro pontos nas próximas três rodadas, o Bragantino só jogará com equipes que lutam por algo: ou por acesso ou contra o rebaixamento. Além disto, fará duas partidas fora de casa.

Sequência do Bragantino até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Atlético-GO Fora 6º colocado Luta por acesso
37ª rodada Paraná Casa 13º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada ABC Fora 14º colocado Luta contra rebaixamento

 

Oeste (16º colocado – 42 pontos – 21% de chance de cair)

A situação do time de Itápolis é parecida com a do Bragantino: precisa de quatro pontos para escapar da degola, mas, por sua vez, tem sequência mais simples. Além de poder fazer dois jogos dentro de casa, a equipe paulista enfrentará um time que praticamente não briga por mais nada na Série B e outro que já poderá chegar à rodada final campeão da segunda divisão nacional. Para melhorar, o Oeste não perde há três jogos e está em boa fase.

Sequência do Oeste até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Náutico Casa 11º colocado Sonha com acesso
37ª rodada Boa Esporte Fora 5º colocado Luta por acesso
38ª rodada Joinville Casa 1º colocado Luta por título

 

América-RN (17º colocado – 39 pontos – 75% de chance de cair)

O time potiguar é o que possui mais chances de ser rebaixado à terceira divisão nacional. Atualmente três pontos longe da saída da degola, a equipe alvirrubra triunfou somente quatro vezes nas últimas 19 rodadas e teria que conseguir metade deste número de triunfos nos próximos três jogos para seguir respirando. Se perder um deles, a missão de escapar do descenso ficará praticamente impossível.

Sequência do América-RN até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Ponte Preta Fora 2ª colocada Luta por título
37ª rodada Náutico  Casa 11º colocado Sonha com acesso
38ª rodada Paraná Fora 13ª colocada Luta contra rebaixamento

 

Icasa (18º colocado – 39 pontos – 63% de chance de cair)

Se lutou muito pelo acesso à Série A no ano passado, o time cearense é o segundo com mais possibilidades de rebaixamento à terceira divisão nacional nesta temporada. O Icasa também precisará de pelo menos duas vitórias nos próximos três jogos para seguir vivo na Série B, mas terá confrontos duríssimos pela frente. Motivo para ser otimista? A equipe de Juazeiro do Norte venceu três de suas últimas cinco partidas.

Sequência do Icasa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Paraná Casa 13º colocado Luta contra rebaixamento
37ª rodada Vasco Fora 3º colocado Luta por acesso
38ª rodada Boa Esporte Casa 5º colocado Luta por acesso

 

Vila Nova (19º colocado – 29 pontos – rebaixado)

Sequência do Vila Nova até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Vasco Fora 3º colocado Luta por acesso
37ª rodada ABC Casa 14º colocado Luta contra rebaixamento
38ª rodada Portuguesa Fora 20ª colocada Rebaixada

 

Portuguesa (20ª colocada – 25 pontos – rebaixada)

Sequência da Portuguesa até o término da Série B do Campeonato Brasileiro:
36ª rodada Avaí Fora 7º colocado Luta por acesso
37ª rodada Ceará Fora 4º colocado Luta por acesso
38ª rodada Vila Nova Casa 19º colocado Rebaixado

Classificação do Brasileirão Série B

Pos Times P V Saldo de Gols
Joinville
69 21 23
Ponte Preta
67 19 24
Vasco
59 15 13
Ceará
54 15 6
Boa
53 16 2
Atlético-GO
53 15 4
Avaí
53 15 3
América-MG
52 17 14
Santa Cruz
52 13 15
10º
Sampaio Corrêa
50 12 11
11º
Náutico
49 14 -4
12º
Luverdense
46 14 -6
13º
Paraná
44 11 -2
14º
ABC
42 12 -7
15º
Bragantino
42 12 -11
16º
Oeste
42 10 -11
17º
América-RN
39 11 -7
18º
Icasa
39 10 -9
19º
Vila Nova
29 9 -32
20º
Portuguesa
25 4 -26

- Série ARebaixamentoP - Pontos / V - Vitórias

*Atualização em 15/11

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade