Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro Série A

Publicidade

STJD suspende Carrascal, do Flamengo, e absolve Leonardo Jardim, que alega ironia a Abel

Meia colombiano leva novo gancho e fica de vai desfalcar o time por mais três jogos no Brasileirão

28 mai 2026 - 16h34
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Árbitro Davi Oliveira de Lacerda expulsa Carrascal após exagero em dividida com Murilo.
Árbitro Davi Oliveira de Lacerda expulsa Carrascal após exagero em dividida com Murilo.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Em julgamento realizado nesta quinta-feira, 28, pela quarta comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o meia Carrascal, do Flamengo, foi suspenso por três jogos pela reincidência (foi o terceiro cartão vermelho do jogador só em 2026, na vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o time carioca, sábado, 23, pelo Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o técnico Leonardo Jardim foi absolvido da acusação de "grave desrespeito" ao árbitro.

Com a punição, Carrascal vai ficar de fora do duelo diante do Coritiba neste sábado, 30, além de mais dois jogos restantes da punição, contra Chapecoense e São Paulo, que serão cumpridos após a Copa do Mundo

O Flamengo, no entanto, vai recorrer da decisão. “O Flamengo entende que a absolvição de Leonardo Jardim era objetiva e necessária e assim foi feito. A condenação do Carrascal em três partidas será objeto de recurso. A gente entende que o que está pesando é a reincidência e não a conduta em si. Por isso, haverá um recurso do Flamengo. As demais medidas de multa por arremesso de objeto está dentro dos precedentes do tribunal. O recurso do Flamengo será só com respeito ao atleta Carrascal”, disse o advogado do clube João Marcello Costa.

Em julgamento, Carrascal respondeu pela expulsão ao acertar o rosto de Murilo. Ele foi denunciado pela Procuradoria do STJD no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por conduta violenta. A pena variava entre um a seis jogos de suspensão.

A defesa do Flamengo solicitou a absolvição ou a pena mínima, de um jogo. Por considerar que a falta cometida por Carrascal foi acidental e "muito inferior" a uma punição recente aplicada após expulsão no Fla-Flu, em que Carrascal foi punido com dois jogos.

Em seu voto, o relator Gustavo Vaughn também considerou que Carrascal não teve intenção de cometer falta, mas ressaltou a imprudência no lance e outras expulsões recentes. Ele decidiu punir o jogador com dois jogos de suspensão, mas os demais auditores aumentaram para três.

Leonardo Jardim, técnico do Flamengo
Leonardo Jardim, técnico do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Leonardo Jardim ironizou Abel Ferreira

Leonardo Jardim virou réu pelas críticas que fez à arbitragem da partida, na entrevista coletiva. O caso foi enquadrado como reclamação desrespeitosa, no artigo 258, inciso II, do CBJD. A procuradoria considerou que o técnico atacou a honra do árbitro Davi de Oliveira Lacerda ao dizer que "é muito fácil dar cartões vermelhos ao Flamengo", e com a declaração "apita sempre para a mesma cor, essa é a coragem dele".

O advogado João Marcello Costa justificou a ausência de Leonardo Jardim, que estava conduzindo um treinamento durante a audiência. Ainda assim, foi apresentado um vídeo em que o treinador justifica as declarações na entrevista como uma tentativa de ironizar um posicionamento do técnico do Palmeiras em entrevista coletiva antes da partida.

“Meu objetivo na coletiva após o jogo era uma resposta irônica àquela mensagem que o adversário enviou antes do jogo, para tentar influenciar, ao dizer que era um ato de coragem apitar. Respondi à essa mensagem não diretamente contra o árbitro e seus deveres profissionais”.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra