Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As cinco superstições mais comuns entre torcedores de futebol

Para ver seu time campeão, torcida faz de tudo um pouco; conheça alguns atos de fé dos apaixonados pela modalidade

29 mai 2025 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

No futebol, quem jogam são os atletas, mas também a torcida quer dar um jeito de participar das vitórias do seu clube. Por conta disso, é comum que torcedores criem superstições que, para eles, podem incentivar o bom desempenho de seu clube de coração. O Estadão conta algumas delas.

Usar a mesma camisa

Se um torcedor estava usando uma camisa específica do seu time no dia em que ele alcançou uma grande vitória, é certo que, nos próximos jogos decisivos do clube, o mesmo uniforme será vestido. A partir daí, não importa se a roupa está velha ou gasta, mas sim a sorte que a torcida acredita que ela traz.

Torcedores do Corinthians comemoram o título do campeonato paulista após empate com o Palmeiras na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo
Torcedores do Corinthians comemoram o título do campeonato paulista após empate com o Palmeiras na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo
Foto: Taba Benedicto/Estadao / Estadão

Assistir ao jogo no mesmo local

Também o lugar onde se assiste às partidas costuma ser repetido. Seja um bar, a casa de um amigo ou a própria residência, o torcedor sempre vai voltar ao local onde acompanhou o jogo que seu time conseguiu vencer. Às vezes, isso pode acontecer com a posição no sofá ou a cadeira no estabelecimento onde o apaixonado está.

Amuleto da sorte

É comum ainda que o torcedor eleja um objeto para se apegar. Seja esse item religioso, como um terço, ou comum, como um boneco ou um acessório, ele está sempre presente para trazer sorte para o time.

Torcedores aguardam partida válida pela final do campeonato paulista na arena Allianz parque
Torcedores aguardam partida válida pela final do campeonato paulista na arena Allianz parque
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

Não gritar gol antes da hora

Evitar comemorar um gol antes de ele ser marcado é como uma regra das arquibancadas. A atitude, para a maior parte dos torcedores, pode dar azar ao jogador que está prestes a marcar.

Sal grosso

O sal grosso, já conhecido popularmente por afastar o "mau-olhado", também não escapa das superstições dos apaixonados por futebol. É comum que a torcida jogue o mineral nos estádios, ônibus do elenco e centros de treinamento, para evitar que o azar atrapalhe o desempenho do time.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade