PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Vídeos mostram briga de torcedores de Fluminense e Boca Juniors na Praia de Copacabana

Duas pessoas são detidas pela Polícia Militar após confusão próxima da fan zone, promovida pela Conmebol

2 nov 2023 - 19h09
(atualizado em 3/11/2023 às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Torcedores de Fluminense e Boca Juniors entraram em conflito na tarde desta quinta-feira, na Praia de Copacabana, no Rio. A briga aconteceu próximo da fan zone, local promovido pela Conmebol com espaços temáticos em homenagem aos finalistas da Libertadores. Duas pessoas foram detidas. O jogo está marcado para sábado, às 17h, no Maracanã.

Os registros mostram torcedores do Fluminense emboscando os argentinos na faixa de areia da praia. Mais cedo, outros vídeos haviam circulado nas redes sociais, com os argentinos do Boca cantando e se divertindo em Copacabana. Em outras imagens ainda, feitas de um prédio na orla, é possível ver a correria de torcedores e banhistas.

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, as medidas de segurança haviam sido reforçadas na Praia de Copacabana. Foi utilizado, inclusive, vídeo-monitoramento por um helicóptero. Houve relatos de uso de balas de borracha e gás de pimenta por parte dos policiais. Dois torcedores, um brasileiro e um argentino, foram detidos pela PM.

Na segunda-feira, outro grupo de torcedores do Fluminense agrediu torcedores do Boca Juniors, também na zona sul da cidade. Três brasileiros chegaram a ser presos. Nas redes sociais, provocações entre as duas torcidas têm sido recorrentes. Um dos temas é o racismo, em referência às injúrias que se tornaram comuns em confrontos de argentinos contra brasileiros na Libertadores e Sul-Americana. A estimativa era de que 100 mil torcedores argentinos chegariam ao Rio, a maioria sem ingressos.

A Conmebol publicou uma nota repudiando atos de violência e racismo "que possa ocorrer no âmbito desta final", sem mencionar o episódio na Praia de Copacabana. "A Conmebol convoca torcedores de Boca Juniors e Fluminense para compartilharem juntos os momentos de alegria e celebração que nosso futebol nos proporciona. Os valores do desporto que mais nos apaixona devem inspirar comportamentos de paz e harmonia", diz o texto.

Mais tarde, já à noite, torcedores dos dois times estavam juntos em uma parte da praia. Um vídeo mostra que a maioria era do Boca Juniors, mas era possível ver pessoas com uniformes do Fluminense. Entretanto, em outras áreas de Copacabana, a violência continuou, com brigas pontuais entre torcedores dos dois times.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade