Pressionado no Brasileiro, Renato volta ao Barradão após 16 anos pelo Fluminense
Treinador estava no comando do Tricolor em 2009, quando enfrentou o Vitória e também não estava em lua de mel com a torcida
Depois da derrota para o Lanús pela Sul-Americana, o Fluminense vira a chave para o Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Gaúcho voltará ao Barradão neste sábado (20) pelo Tricolor depois de 16 anos para enfrentar o Vitória, às 16h, também pela competição nacional. O comandante chega para o confronto com pressão parecida com a de 2009, já que o Flu pode se aproximar da zona de rebaixamento em caso derrota.
Em 2009, a equipe de Renato Gaúcho chegou ao embate com Vitória em situação delicada. Antes daquela partida, o Fluminense tinha uma sequência de sete derrotas, um empate e somente uma vitória. Fazendo o mesmo recorte, em 2025, o Flu soma quatro triunfos, quatro reveses e um empate. Assim como aquela temporada, o time também estava na Sul-Americana.
Renato também estava sob pressão pelo Fluminense em 2009
Naquela partida contra o Vitória, o Fluminense de Renato Gaúcho entrou pressionado por um tirunfo pelo mau momento. No entanto, o time carioca somente empatou por 2 a 2, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. William abriu o placar para o Leão, mas o zagueiro Luiz Alberto deixou tudo igual. Na segunda etapa, Roni colocou a virada para o Tricolor, porém Roger marcou o de empate logo depois.
A equipe carioca, aliás, tinha nomes comhecidos, como Darío Conca, um dos ídolos do clube, Ruy Cabeção, Diguinho e o goleiro Fernando Henrique. Crias de Xerém, Alan e Tartá também já ganhavam oportunidades no time. No entanto, brigou para não cair naquela ano até a última rodada, onde teve a vantagem do empate contra o Coritiba.
Depois do confronto contra o Vitória, Renato Gaúcho não ficou muito tempo no Fluminense e foi demitido. O treinador teve mais sete jogos à frente do Tricolor. Porém, o rendimento foi bem abaixo. Foram três derrotas e quatro empates. Além disso, ele conseguiu classificar o time para as oitavas da Sul-Americana após passar pelo Flamengo.
Com a sua demissão, Cuca assumiu o Fluminense até a arrancada final para permanência na Série A e cravou o "Time de Guerreiros" na história em partida contra o Coritiba, no Couto Pereira. O treinador, entrentanto, não conquistou a Sula e perdeu para a LDU, algoz naquela época.
Na atual temporada, o Fluminense está na 10ª colocação, com 28 pontos (oito vitórias, quatro empates e nove derrotas). Somente seis pontos separam o Tricolor do primeiro time dentro do Z4, que é justamente o Vitória. Apesar do mau momento no Brasileirão, o time de Renato Gaúcho mostra espírito "copeiro" especialmente dentro do Maracanã.
Fluminense contra o Vitória fora de casa
O Fluminense já visitou o Vitória em 23 oportunidades na história entre os clubes. São sete triunfos para o Tricolor, seis derrotas e 10 empates. O confronto mais recente ocorreu no ano passado, quando os baianos venceram por 2 a 1, nos acréscimos. Neris abriu o placar para os donos da casa, Martinelli empatou, mas Alerrando marcou de pênalti nos minutos finais.
Antes do duelo de 2024, a última partida entre os clubes em Salvador foi somente em 2018. Naquela ocasião, o Fluminense venceu por 2 a 1. Pablo Dyego e Gilberto marcaram para os carioca, enquanto Neilton anotou para os baianos. O time tricolor era comandado pelo técnico Abel Braga e tinha Pedro, hoje no Flamengo, como centroavante.
Últimos 10 jogos do Fluminense contra o Vitória fora
26/10/2024 - Vitória 2×1 Fluminense (Brasileirão)
6/05/18 - Vitória 1 x 2 Fluminense (Brasileirão)
10/09/17 - Vitória 2 x 2 Fluminense (Brasileirão)
10/07/16 - Vitória 0 x 0 Fluminense (Brasileirão)
17/09/14 - Vitória 3 x 1 Fluminense (Brasileirão)
7/08/2013 - Vitória 1×1 Fluminense (Brasileirão)
26/9/2010 - Vitória 1×2 Fluminense (Brasileirão)
9/8/2009 - Vitória 2×2 Fluminense (Brasileirão)
19/10/2008 - Vitória 2×2 Fluminense (Brasileirão)
9/9/2004 - Vitória 2×3 Fluminense (Brasileirão)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.