Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time
Publicidade

Flamengo deve repetir base do jogo de ida contra o Del Valle

Leonardo Jardim tem Evertton Araújo como baixa certa, monitora Léo Pereira e pode manter estrutura usada na vitória em Quito

16 set 2026 - 07h01
(atualizado às 07h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após vencer a ida por 2 a 0, o Flamengo deve manter a base titular contra o Del Valle para avançar na Libertadores. Sem suspensos e com Evertton Araújo como única baixa confirmada, a principal dúvida física é o zagueiro Léo Pereira. O técnico Leonardo Jardim administra a vantagem construída e avalia disputas pontuais por vagas na equipe, com indefinições entre Emerson Royal e Varela na lateral direita, Carrascal e Plata no ataque, além da concorrência entre o embalado Bruno Henrique e Pedro na frente.

O Flamengo deve manter boa parte da estrutura utilizada na vitória por 2 a 0 sobre o Independiente del Valle para o confronto de volta das quartas de final da Libertadores. Leonardo Jardim ainda terá dois treinamentos antes de definir a equipe que entra em campo na quinta-feira (17), às 21h30, no Maracanã, mas a tendência aponta para poucas mudanças em relação ao time que começou a partida em Quito.

A principal questão física envolve Léo Pereira. O zagueiro, autor do segundo gol no Equador, sentiu um desconforto na região da virilha e foi preservado contra o Corinthians no último domingo. O Flamengo optou por não correr riscos e utilizou Danilo ao lado de Léo Ortiz. Agora, entretanto, o defensor será reavaliado até a partida decisiva. Caso seja liberado, a tendência é que retome a titularidade.

Leo Pereira tem questões físicas e pode iniciar o jogo no banco de reservas –
Leo Pereira tem questões físicas e pode iniciar o jogo no banco de reservas –
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Jogada10

Assim, neste momento, uma projeção de escalação tem Rossi; Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar e Jorginho; Carrascal, Arrascaeta e Samuel Lino; Bruno Henrique. Entretanto, Leonardo Jardim possui alternativas principalmente na lateral direita, no setor ofensivo e no comando do ataque.

Evertton Araújo é a baixa confirmada

O único desfalque por lesão já confirmado para o confronto é Evertton Araújo. O volante sofreu uma lesão muscular séria no adutor da coxa esquerda no início de setembro e tem previsão de retorno apenas próximo a novembro.

Desde então, Jardim passou a trabalhar com outras alternativas para a função. Pulgar segue como titular do setor, enquanto Jorginho também pode atuar de maneira mais recuada. Além disso, Saúl aparece como outra opção para a rotação do meio-campo.

Por outro lado, Alex Sandro voltou a ficar disponível. O lateral permaneceu 46 dias afastado devido a dores na panturrilha direita, mas retornou contra o Corinthians. Como ficou um longo período sem atuar, entretanto, a tendência inicial é que Ayrton Lucas seja mantido entre os titulares diante do Del Valle.

De La Cruz também está fisicamente disponível. O uruguaio ficou fora da relação contra o Corinthians por causa do limite de estrangeiros permitido no Campeonato Brasileiro, e não por lesão. Portanto, pode ser relacionado normalmente para a Libertadores.

Flamengo não tem suspensão para a partida

Além disso, Leonardo Jardim não perdeu nenhum jogador por suspensão para o jogo de volta. Os cartões recebidos pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro contra o Corinthians não interferem na Libertadores, já que as punições são específicas de cada competição.

Na Libertadores, Luiz Araújo chegou às quartas de final com dois cartões amarelos e segue pendurado. O atacante entrou no segundo tempo da partida em Quito, mas não recebeu nova advertência. Já Erick Pulgar foi amarelado no jogo de ida diante do Del Valle.

A Conmebol alterou o regulamento para 2026 e os cartões acumulados na fase de grupos não foram zerados antes das oitavas. Agora, a limpeza ocorre somente depois das quartas de final. Portanto, jogadores pendurados precisam passar pelo confronto de quinta-feira sem uma nova advertência para não cumprir eventual suspensão na semifinal.

Royal e Varela disputam lado direito

Uma das escolhas de Jardim estará novamente na lateral direita.

Em Quito, Emerson Royal começou entre os titulares e fez boa partida. Além do desempenho defensivo, participou diretamente do segundo gol ao cruzar para Léo Pereira marcar de cabeça. A opção também esteve relacionada às características físicas do confronto na altitude.

Varela, por sua vez, havia sentido dores depois do jogo contra o Mirassol e entrou apenas no fim diante do Del Valle. No domingo, entretanto, foi titular na vitória sobre o Corinthians, enquanto Royal recebeu descanso.

Dessa forma, os dois chegam com condições de disputar a posição. Ainda assim, a atuação de Royal no Equador pode pesar para que o lateral seja mantido na equipe da Libertadores.

Meio-campo tem uma base bem definida

No setor central, a tendência mais forte é pela volta da dupla formada por Pulgar e Jorginho.

Os dois começaram juntos tanto na ida contra o Cruzeiro, pelas oitavas, quanto na vitória sobre o Del Valle. Além disso, Jardim poupou Jorginho diante do Corinthians depois de uma sequência de jogos, justamente em meio à preocupação com o desgaste físico. O treinador chegou a revelar que o volante estava "no limite" e lembrou uma lesão muscular sofrida anteriormente depois de uma série de partidas consecutivas.

Arrascaeta, por sua vez, deve completar o meio. O uruguaio teve dificuldades na altitude de Quito, mas segue como uma das principais referências técnicas da equipe e também começou os dois confrontos das oitavas contra o Cruzeiro.

Paquetá aparece como alternativa. O camisa 10 entrou no segundo tempo no Equador e também foi titular contra o Corinthians. Portanto, Jardim tem a possibilidade de modificar a configuração durante a partida sem necessariamente alterar a estrutura da equipe desde o início.

Carrascal ou Plata é outra dúvida

Na frente, Samuel Lino aparece como um dos nomes com maior segurança entre os titulares. Afinal, além de começar os principais jogos recentes da Libertadores, o atacante deu a assistência para Bruno Henrique abrir o placar contra o Del Valle.

Já pelo lado direito, Carrascal e Plata disputam espaço. O colombiano foi titular em Quito, enquanto o equatoriano entrou justamente em sua vaga durante o segundo tempo. Depois disso, Plata começou contra o Corinthians e mostrou que está novamente integrado ao elenco após a negociação frustrada com o Dínamo de Moscou.

Antes da tentativa de transferência, aliás, Plata era uma das opções mais utilizadas por Jardim na posição. Entretanto, Carrascal ganhou terreno durante sua ausência e foi escolhido para iniciar o primeiro confronto com o Del Valle.

Por isso, a disputa permanece aberta. A tendência de repetição da formação de Quito favorece Carrascal, mas Plata voltou a ter minutos e pode alterar a escolha do treinador.

Bruno Henrique ganhou força na Libertadores

A principal decisão ofensiva será novamente entre Bruno Henrique e Pedro.

Na ida das oitavas contra o Cruzeiro, Jardim escolheu Bruno Henrique como centroavante. Entretanto, na volta, no Maracanã, Pedro recuperou a posição e começou entre os titulares. Já diante do Del Valle, o treinador voltou a apostar em Bruno Henrique, e a decisão funcionou: o camisa 27 marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0.

Além disso, Bruno Henrique voltou a marcar contra o Corinthians, quando saiu do banco e fez o gol da vitória por 2 a 1. Assim, chega ao confronto continental fortalecido por dois gols consecutivos.

Pedro, por outro lado, começou contra o Corinthians e também é uma possibilidade importante por causa das características do jogo no Maracanã. Como o Flamengo tende a ter mais posse de bola e enfrentar um Del Valle obrigado a buscar o resultado, Jardim pode optar por um atacante de maior presença dentro da área.

Ainda assim, pelo desempenho recente e pelo gol marcado em Quito, Bruno Henrique aparece neste momento com ligeira vantagem para começar.

Jardim tem margem para administrar vantagem

A escalação também será influenciada pelo cenário da eliminatória. O Flamengo venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e, dessa forma, avança com vitória, empate ou até derrota por um gol de diferença. Caso o Del Valle devolva os dois gols, a vaga será definida nos pênaltis.

Por isso, Jardim não precisa transformar o Flamengo em uma equipe excessivamente ofensiva desde os primeiros minutos. Ao mesmo tempo, o treinador já deixou claro depois da partida em Quito que considera a vantagem importante, mas não definitiva.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo - Legenda: Bruno Henrique deve iniciar a partida contra o Del Valle pela Libertadores / Jogada10

A tendência, portanto, é de força máxima disponível, com uma estrutura próxima à utilizada no Equador. A situação de Léo Pereira ainda precisa ser acompanhada, enquanto Royal e Varela, Carrascal e Plata e Bruno Henrique e Pedro representam as principais disputas pela titularidade.

Se não houver novos problemas físicos até quinta-feira, o Flamengo deve começar com uma formação próxima de: Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra