Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Filipe Luís insiste em sistema defensivo ineficiente e Flamengo volta a sofrer

O desempenho da defesa rubro-negra neste início de ano tem gerado insatisfação entre os torcedores, enquanto as decisões recorrentes do treinador seguem ampliando o desgaste

20 fev 2026 - 09h05
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Esporte News Mundo

O sistema defensivo do Flamengo tem enfrentado dificuldades para se encaixar, e tem sido uma das principais preocupações da torcida neste início de temporada. A equipe demonstra dificuldades para se desenvolver defensivamente, reflexo direto da insistência do técnico Filipe Luís em suas convicções e em um modelo que, até aqui, não apresentou eficiência.

Na atual temporada, o Flamengo tomou gols em 12 dos 13 jogos disputados, somando 17 gols sofridos. A única partida em que a defesa não sofreu foi no clássico contra o Vasco, vencido por 1 a 0, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. A média é de aproximadamente 1,3 gol sofrido por jogo, número muito superior aos registrados em 2025 (0,66) e 2024 (0,7).

Mesmo diante de números negativos, o treinador mantém suas ideias e aposta em peças que desde o começo da temporada estão extremamente abaixo do último ano. Um exemplo é Léo Ortiz, que vem acumulando falhas e insegurança em momentos decisivos, assim como no gol sofrido na partida contra o Lanús na última quinta-feira (19) pela final da Recopa. Com isso, cresce a cobrança por mudanças por conta do elenco rubro-negro ser um dos mais qualificados do país, e o banco de reservas oferece ótimas alternativas. Zagueiros como Vitão e Danilo vivem um momento melhor e pedem passagem.

O contraste com a temporada passada é evidente. Em 2025, a zaga rubro-negra era sólida e confiável, mesmo com o rodízio no elenco, o setor defensivo era sempre destaque positivo, com partidas em que Léo Pereira e o próprio Léo Ortiz raramente geravam problema para a equipe. Hoje, a instabilidade se tornou recorrente, e um ponto crítico tem sido a bola aérea, onde vem sendo castigado com certa frequência, evidenciando problemas táticos e de posicionamento, gerando apreensão entre os torcedores.

O Flamengo disputará o jogo de volta da Recopa no Maracanã na quinta-feira (26) às 21:30 tendo que reverter o placar de 1×0 sofrido no jogo de ida. Por frutos do mal planejamento do começo de ano o clube está a 90 minutos de chamar para si uma crise num momento do ano que não deveria passar nem perto disso, porém a pressão só tem aumentado cada vez mais em decorrência dos últimos jogos e o vice para o Corinthians na Supercopa Rei.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade