Conmebol assume que árbitro errou ao expulsar Plata; veja o comunicado da entidade
Áudio do árbitro de vídeo no lance em que resultou na expulsão do atacante Gonzalo Plata foi divulgado pela entidade
A Conmebol divulgou o áudio do árbitro de vídeo no lance em que resultou na expulsão do atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, após o equatoriano ser advertido com o segundo amarelo, na vitória rubro-negra por 2×1 contra o Estudiantes, pela primeira partida das quartas de finais da Libertadores, disputada no Maracanã, na noite da última quinta-feira (18).
Em um vídeo compartilhado pela própria entidade, a Conmebol alegou que o jogador do clube argentino chutou o pé de Plata e, após isso, ambos caíram no chão:
"No minuto 81 em uma disputa pela bola, o atacante rubro negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta o pé do atacante e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro negro, expulsando por duplo do cartão", disse a entidade.
Apesar disso, a Conmebol ressaltou que, de acordo com o protocolo do árbitro de vídeo e as regras do jogo, não cabe ao VAR interferir na decisão de campo, já que a tecnologia atua apenas em situações de gols, pênaltis, confusão de identidade dos jogadores e cartões vermelhos diretos.
A entidade também divulgou o áudio da cabine do VAR, no qual é possível ver os árbitros dizendo que não cabe a eles interferirem na decisão.
Veja o vídeo divulgado pela Conmebol:
A Conmebol divulgou vídeo e áudio da revisão da expulsão de Gonzalo Plata e ainda afirmou que o árbitro Andrés Rojas errou ao expulsar o atacante do Flamengo.
A entidade também alega que o VAR não poderia intervir na aplicação do segundo amarelo.
O Flamengo vai usar esse vídeo… pic.twitter.com/XNPFAakMDb
— Venê Casagrande (@venecasagrande) September 19, 2025