Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Botafogo x Flamengo terá torcida dividida no Nilton Santos e esquema com 500 policiais e drones

Clássico de domingo (15/2) marca o retorno do formato 50/50 ao estádio após quatro anos; Bepe utilizará drones e reconhecimento facial

12 fev 2026 - 20h56
(atualizado às 22h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Carro-comando com drone de reconhecimento facial do Bepe –
Carro-comando com drone de reconhecimento facial do Bepe –
Foto: Divulgação / Bepe / Jogada10

O clássico entre Botafogo e Flamengo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca, no domingo (15/2), contará com a presença de torcida igualmente dividida nas arquibancadas do estádio Nilton Santos,. O fato não acontecia no local há quatro anos. Para assegurar a ordem pública diante desse cenário, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) preparou uma operação de grande porte. Eles irão mobilizar um efetivo de 500 policiais militares exclusivamente para o confronto.

Sobretudo, a estratégia de segurança aposta alto na tecnologia para monitorar o comportamento dos torcedores. O esquema incluirá o uso de drones e helicópteros do Grupamento Aeromóvel (GAM) equipados com câmeras de reconhecimento facial, além de um carro-comando que funcionará como um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel nas imediações do estádio. As autoridades pretendem identificar indivíduos impedidos de frequentar praças esportivas e prevenir incidentes antes que eles ocorram.

Carro-comando com drone de reconhecimento facial do Bepe –
Carro-comando com drone de reconhecimento facial do Bepe –
Foto: Divulgação / Bepe / Jogada10

Histórico de confrontos entre torcedores de Botafogo e Flamengo

A atenção redobrada das autoridades se justifica pelo histórico de confrontos entre as torcidas organizadas dos dois clubes na região. Vale lembrar que, em fevereiro de 2017, a morte trágica do torcedor alvinegro Diego Silva dos Santos, durante uma briga nos arredores, marcou um clássico com torcida dividida no mesmo estádio. Por outro lado, o último encontro nesses moldes, realizado em 2022, transcorreu sem registros de confusão, o que serviu de base para a nova autorização do Bepe.

Além do efetivo policial, o Bepe desenhou a logística de acesso ao estádio para separar os fluxos de entrada e evitar o encontro de massas rivais. A torcida do Botafogo ocupará os setores Norte e Leste Inferior, enquanto os rubro-negros ficarão com os setores Sul e Oeste Inferior. O contingente de segurança contará ainda com o apoio de unidades especiais como o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Regimento de Cavalaria. No total, serão quase metade de todo o policiamento deslocado para o futebol no Rio de Janeiro neste fim de semana.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade