PUBLICIDADE
AO VIVO
Chico César faz show repleto de hits ao vivo no Terraiá, o São João do Terra
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Além de Real e Flamengo! Conheça os times do Mundial

Competição começou na última quarta-feira e vai até o dia 11

2 fev 2023 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

O Mundial de Clubes de futebol de 2022, que está sendo disputado agora em fevereiro de 2023 por conta do calendário apertado da Fifa, já começou. Além do favorito Real Madrid  (ESP) e do Flamengo, representante sul-americano, o torneio tem mais cinco times. Conheça os representantes e veja a tabela. 

Desde 2005 (além da edição de 2000), o torneio reúne os seis campeões continentais e um representante do país sede. O Mundial começou na última quarta-feira (01), com a única partida das oitavas de final: o Al-Ahly, do Egito, e vice-campeão africano fez 3 a 0 no Auckland City, da Nova Zelândia, vencedor do maior torneio da Oceania. 

Os gols foram marcados por El Shahat, Sherif e Percy Tau. Agora, o time egípcio encara o Seattle Sounders (EUA), campeão da América do Norte. Este embate será no sábado (04) e quem avançar pega o Real Madrid no dia 08, na outra semifinal.  

Agora, falemos da outra chave. Também no sábado (04), o Wydad Casablanca (MAR), que representa o país sede, recebe o Al-Hilal, da Arábia Saudita e campeão asiático. Quem avançar, pega o Flamengo, que já entra na semifinal, no dia 07. 

Os times do Mundial de Clubes de 2022

Flamengo: O time carioca chega à competição após ter vencido a Libertadores da América, o principal torneio sul-americano, de 2022. O título veio de forma invicta, com 12 vitórias e um empate. Ao longo da campanha, o Mengo foi comandado pelo português Paulo Sousa e pelo paulista Dorival Júnior, que não teve o contrato renovado para 2023, mesmo com o título. Agora, o Fla é comandado pelo também português Vítor Pereira, que estava no Corinthians

O Flamengo foi campeão mundial em 1981, quando o torneio tinha só um jogo, entre o campeão sul-americano e o vencedor europeu. Na ocasião, o Mengo aplicou 3 a 0 no Liverpool (ING). Em 2019, já com este novo regulamento, o Fla perdeu de 1 a 0 para o mesmo Liverpool, mas na prorrogação. Como diz o regulamento desde 2005, o campeão da Libertadores entra na semifinal. 

Com um único gol de Pedro, o Flamengo venceu o Boavista nesta quarta-feira, no Maracanã, pela Taça Guanabara. Foi o último jogo antes do Mundial
Com um único gol de Pedro, o Flamengo venceu o Boavista nesta quarta-feira, no Maracanã, pela Taça Guanabara. Foi o último jogo antes do Mundial
Foto: Divulgação/ Flamengo / Lance!

Real Madrid: Maior campeão espanhol, europeu e mundial, é amplamente considerado o maior time do planeta. Assim, chega com favoritismo, embora não esteja em grande fase dentro de campo. 

O Real Madrid, por ser campeão europeu, também já entra na semifinal. Curiosamente, a equipe espanhola foi campeã em cima do Liverpool, com gol de Vini Jr, ídolo do Flamengo, na final da Champions: 1 a 0. O clube já entra na semifinal, onde irá encarar o Seattle Sounders ou o Al-Ahly. 

Vini Jr, cria do Flamengo, é uma das principais armas do Real Madrid
Vini Jr, cria do Flamengo, é uma das principais armas do Real Madrid
Foto: Lance!

Al-Ahly: O time do Egito é um dos mais populares do mundo, com cerca de 32 milhões de torcedores. O Flamengo, por sua vez, tem cerca de 40 milhões. O Real Madrid tem "apenas" 14 na Espanha, mas é amplamente tido como o clube com mais simpatizantes e torcedores de outros países, além de ser o mais seguido nas redes sociais. 

O Al-Ahly é o maior campeão egípcio e africano, com 33 e 10 títulos, respectivamente. Como o Wydad Casablanca é o atual campeão marroquino (país sede) e africano, o clube egípcio herdou uma vaga por ser o vice-campeão continental. Entrou nas oitavas de final e derrotou o Auckland por 3 a 0. 

Al-Ahly vence na estreia do Mundial
Al-Ahly vence na estreia do Mundial
Foto: Lance!

Auckland City: O time tem só 18 anos e está em um país onde o futebol não é o esporte mais popular. Apesar disso, foi campeão da Oceania em 2022.  O time entrou nas oitavas de final, quando perdeu de 3 a 0 para o Al-Ahly. Portanto, foi o primeiro eliminado. 

Wydad Casablanca: É um dos clubes mais populares do Marrocos e o maior vencedor nacional, com 12 taças. Por ser o atual campeão do país sede e do continente, abriu uma vaga, que ficou com o Al-Ahly. O time marroquino entra nas quartas de final e quer repetir os passos do rival Raja  Casablanca, que surpreendeu e chegou à final em 2013. 

Al-Hilal: Como o campeonato asiático de 2022 ainda não terminou, o time da Arábia Saudita disputa o torneio por ter sido o campeão em 2021. Assim como o Real Madrid e o Al-Ahly, tem participado com bastante frequência. É o maior campeão nacional e continental, além de ser um dos mais populares da Ásia. O time entra nas quartas de final. 

Ex-Flamengo, Michael é um dos principais jogadores do Al-Hilal
Ex-Flamengo, Michael é um dos principais jogadores do Al-Hilal
Foto: Lance!

Seattle Sounders: Assim como o Auckland City, é um clube novo (15 anos) e em um país onde o futebol não é muito popular. Assim, o clube americano chega como mero figurante, embora seja o atual campeão da América do Norte. Entra nas quartas de final. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade